Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Preço do gás natural deve subir 12% em Santa Catarina

Reunião na Acic debateu o assunto, que tem preocupado empresários

Por Erik Behenck Criciúma - SC, 29/10/2019 - 08:08 Atualizado em 29/10/2019 - 08:09
Foto: Acic
Foto: Acic

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Faz três meses que o Governo Bolsonaro lançou o programa Novo Mercado de Gás, que tinha o objetivo de baixar em 40% o preço do produto ao longo de dois anos. Em Santa Catarina, um aumento de 12% nos preços será repassado aos consumidores no acumulado do próximo ano, enquanto no Brasil deve cair 10%.

“Nós estamos buscando uma melhor conta nesse novo suplemento de gás. Com a abertura no mercado de gás a gente está fazendo essa conta para 2020 e para 2021, e os números são estes. A gente espera que com essa abertura de mercado venha trazer um ciclo de menores preços”, comentou o gerente comercial da distribuidora SC GÁS, Samuel Bortoluzzi Schmitz.

A SC Gás é uma empresa de economia mista, com participação da Petrobrás e do Governo do Estado por meio da Celesc. Ontem aconteceu uma reunião na Associação Empresarial de Criciúma (Acic) para debater assuntos relacionados com o gás natural no estado.

“A grande esperança deles é que daqui dois anos, vai ser como a energia elétrica, que tu poderá comprar de outras empresas. A canalização será da SC-Gás, mas eles vão poder comprar o gás da Shell ou diretamente da Bolívia, vai ser o mercado livre do gás”, disse o presidente da Acic, Moacir Dagostin.

Os empresários, principalmente do setor cerâmico, estão de olho nas alterações do gás. “Hoje o sul de Santa Catarina é responsável por 41% do gás comercializado no estado, tem muitas industrias, tem 38 postos de combustível com gás natural veicular, e praticamente 9 mil unidades domiciliares abastecidas com o gás”, revelou o gerente da SC Gás.

Atualmente o gás natural é mais barato em Santa Catarina do que em outros estados, como em São Paulo. A previsão é de que sejam feitos dois reajustes no próximo ano, um em janeiro, com o acréscimo de 4% e outro em julho, subindo 8%. Schmitz falou sobre novidades que podem ser implementadas em breve. 

“Tem a questão de novos gasodutos, temos o Bolívia-Brasil, que passa por Santa Catarina. O Governo Federal já anunciou um projeto para os gasodutos, tem o anúncio de um terminal de minérios, mas isso é investimento privado, vinculado a uma usina termoelétrica”, concluiu.

Tags: gás natural

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito