O Parque Nacional Aparados da Serra terá um edital de licitação para investimentos da iniciativa privada. Faz parte de uma série de concessões que o governo federal abriu em Santa Catarina, que inclui também os aeroportos de Joinville e Navegantes, por exemplo.
A iniciativa animou o prefeito de Praia Grande, cuja área do município edentro do parque é de 48%, Henrique Maciel (PSDB). A expectativa dele é de que milhões de reais sejam investidos no local.
"É a realização de um grande sonho. Foram anos dedicados em busca de apoio e fortalecimento a esta causa. A vinda desse modelo de gestão, que traz o uso público e prega a visitação, que nos permite administrar a riqueza e o patrimônio natural, saindo da mão do poder público e passando para a privada, vai ser impactante para a economia da região. Vai trazer empregos para a região", afirmou Maciel.
As principais melhorias seriam na infraestrutura, de acordo com o prefeito. "Serão trazidos outros atrativos como restaurantes, teleféricos, mirantes, pavimentações. Todo o tipo de infraestrutura que beneficie a visitação pública. A ideia é transformar esses parques aqui a exemplo de Foz do Iguaçu, de abertura ao público. Será investido milhões pela iniciativa privada", disse.
Às 9h desta quinta-feira, 16, uma audiência pública será realizada em Cambará do Sul - RS, que também faz limite com o Parque Nacional Aparados da Serra. O tema da concessão a iniciativa privada será debatido com a população.