Há quase dois meses, no fim de janeiro, o governador Carlos Moisés (Republicanos) esteve em Forquilhinha entregando a ordem de serviço para investimentos de R$ 12,9 milhões no aeroporto Diomício Freitas. As obras começaram alguns dias depois e envolvem recuperação asfáltica da pista de pouso e decolagem, taxiway, acesso aos hangares e pátio de estacionamento das aeronaves, readequação da faixa de pista, cercamento e implantação de via de inspeção.
"As obras estão em andamento, eu acredito que o cronograma deverá ser cumprido até junho. Estive lá na última semana, no máximo até julho estará concluído. A partir de abril e maio estaremos reunindo os prefeitos da Amrec e a classe empresarial visando a volta dos voos comerciais", comentou o prefeito de Forquilhinha, José Cláudio Gonçalves, o Neguinho (PSD), em entrevista ao programa Conexão Sul, na Rádio Som Maior, nesta quinta-feira (24).
Após a etapa agora em curso, o Estado planeja implantar uma estação meteorológica automática, dispositivo decisivo para a retomada de voos por instrumentos no Diomício Freitas. Esse equipamento permitirá pousos e decolagens mesmo sob condições de tempo adversas.
Com isso, Neguinho acredita que o aeroporto estará em condições de reivindicar a retomada de voos comerciais. "Vamos começar esse movimento regional nas próximas semanas. O aeroporto é um vetor de desenvolvimento também para a Amesc. E o Diomício Freitas terá potencial também para o transporte aéreo de cargas, a partir dessa revitalização que está em andamento", sugeriu.
Estado cederá gestão
O prefeito conta com o que já dialogou com o Estado, de o Município receber a gestão do aeroporto assim que as obras forem concluídas. "Tem um pré acordo com o Governo do Estado para passar a administração para o Município. Feita essa transição faremos uma Parceria Público-Privada (PPP) para administrar o aeroporto", relatou. "Em paralelo a esse processo burocrático vamos contactar com as empresas para mostrar que o Diomício Freitas pode ser rentável para voos comerciais. Esse é o nosso desafio", afirmou Neguinho.
A prefeitura está preparando um relatório com dados para fundamentar a abordagem às empresas aéreas visando buscar voos para Forquilhinha. "Estamos levantando números para provar para essas empresas que dá para realizar a volta dos voos comerciais. Nas próximas semanas teremos novidades", afirmou.
Ouça a entrevista do prefeito de Forquilhinha no podcast: