A inauguração da Via Rápida acontece daqui a pouco, às 10h da manhã. Essa é a maior obra de infraestrutura do Sul de Santa Catarina, que liga Criciúma a BR-101 em Içara. Sendo assim, é importante não só para os dois municípios, mas para toda a Região Carbonífera.
“Hoje é uma data histórica. Quando alguém for contar a história da cidade, certamente vai lembrar do dia 20 de dezembro. Primeiro a Ferrovia Tereza Cristina, a Avenida Centenário, a Br-101, a Barragem do Rio São Bento e, agora, a Via Rápida. É uma obra importante para a nossa cidade, marca o desenvolvimento de todo o sul catarinense”, disse o prefeito de Criciúma Clésio Salvaro.
Para Salvaro, a obra é um marco no desenvolvimento e melhora consideravelmente a trafegabilidade. “Essa é uma obra que tem várias mãos. Na época o prefeito era o Antonelli, depois eu, o Márcio e eu voltei. Começou com o Eduardo e o Fontana, passou pelo Ivo Carminati, agora o Vampiro tem o poder, como secretário de entregar essa obra”, afirmou.
Já para o prefeito Murialdo Canto Gastaldon, com da inauguração da Via Rápida, Içara passa a principal entrada da Região carbonífera. “O acesso da BR-101 para Criciúma e região se inicia por Içara e a saída passa por Içara. Será a melhor entrada entre Porto Alegre e Florianópolis. O projeto foi tão detalhado que essas comunicações acontecem sem qualquer tipo de interrupção”, contou.
Murialdo diz que a Via trará desenvolvimentos que vão beneficiar toda a região. “O que se imagina que ela vai mudar é extraordinário. A movimentação pesada de veículos deixará de acontecer só na 445, porque vão optar pela Via Rápida. A Via esta colando as duas cidades. Esse retângulo que se forma vai ser o Vale do Silício da industrialização”, afirmou.