Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Prefeitura de Criciúma lança edital para concessão do Centro Cultural Santos Guglielmi

Processo de licitação terá prazo de 30 dias, com a abertura dos envelopes no dia 6 de março

Por Redação Criciúma, SC, 07/02/2023 - 15:50 Atualizado em 07/02/2023 - 15:52
Foto: Arquivo/ Decom
Foto: Arquivo/ Decom

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Com a finalidade de iniciar mais uma etapa do processo de concessão do Centro Cultural Santos Guglielmi, a Prefeitura de Criciúma lançou na última sexta-feira (3) o edital para o processo de licitação do imóvel em Criciúma. O edital de concorrência do tipo maior oferta apresenta prazo de concessão de 20 anos, podendo ser renovado por igual período. O edital pode ser acessado por meio do site: http://bit.ly/3HAZq6E e terá prazo de licitação de 30 dias, com a abertura dos envelopes no dia 6 de março.

O espaço, ao lado do Parque Municipal Prefeito Altair Guidi, abriga o Teatro Municipal Elias Angeloni, a Galeria de Arte Octávia Búrigo Gaidzinski e a Biblioteca Pública Municipal Donatila Borba. Depois do processo de licitação, os dois primeiros equipamentos devem ser mantidos pela empresa vencedora e o concessionário poderá explorar comercialmente o imóvel, expandindo a sua operação. Já o último imóvel deve ser transferido para o Centro Cultural Jorge Zanatta.

Conforme o edital, o município terá direito à utilização do espaço do Teatro Elias Angeloni para eventos promovidos ou apoiados pelo Município de Criciúma, por até dez dias anuais. Os eventos serão agendados com o concessionário com, no mínimo, 30 dias de antecedência. Além disso, o espaço da Galeria de Arte valorizará o artista local, garantindo espaço de até 20% para produções locais, validadas pela Fundação Cultural de Criciúma (FCC).

Anteriormente ao lançamento do edital, o Governo do Município lançou a consulta pública que foi o primeiro passo do processo de concessão. A consulta buscava incentivar a participação da população criciumense na elaboração e aperfeiçoamento do edital. "A concessão permite a exploração do bem público por tempo determinado, garantindo o uso do equipamento por uma empresa qualificada para tal. Desse modo, trazendo investimentos, e colocando a cidade no mapa do cenário de espetáculos do Brasil", destacou o presidente da Fundação Cultural de Criciúma, Joster Favero.

Programa de Parcerias e Investimentos

Por meio de um processo de estudos sobre os benefícios da concessão para o imóvel, a ideia e a elaboração da concessão é um trabalho desenvolvido pelo Programa de Parcerias e Investimentos (PPI). "Diferente da privatização, onde simplesmente uma empresa ou imóvel são vendidos, a concessão garante o imóvel de propriedade do município, mas permite que a iniciativa privada opere e garanta a utilização devida do bem. Como resultado, contribuindo para além de elevar Criciúma em um cenário de espetáculos do Brasil, garantir também um melhor acesso à cultura no município", ressaltou o gerente de Contratos e Concessões da Prefeitura de Criciúma, Alan Cardoso.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito