Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Prefeitura de Criciúma, Satc e Unesc decretam luto oficial de três dias pela morte de Ruy Hülse

Aos 98 anos, ele faleceu na manhã desta segunda-feira (12)

Por Gabriel Mendes Criciúma, SC, 12/08/2024 - 15:09 Atualizado em 12/08/2024 - 15:15
Foto: Divulgação/Satc
Foto: Divulgação/Satc

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Prefeitura de Criciúma, a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) e a Sociedade de Assistência aos Trabalhadores do Carvão (Satc) decretaram luto oficial de três dias pela morte de Ruy Hülse aos 98 anos. Todas as repartições públicas municipais de Criciúma deverão estar com as bandeiras hasteadas a meio-mastro durante o período de luto oficial.

Ruy Hülse foi prefeito de Criciúma entre 1966 e 1970 e realizou ações que deixaram um grande legado para a região, como criação da Fundação Educacional de Criciúma (Fucri), em 1968, atual Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), a implantação da Praça do Congresso e a urbanização da área central da cidade.

Presidente de honra da Satc e do Sindicato da Indústria de Extração do Carvão do Estado de Santa Catarina (Carvão+/Siecesc), ele teve uma grande contribuição para a indústria carbonífera.

Confira as notas 

Prefeitura de Criciúma:

A Administração Pública Municipal de Criciúma, em nome do prefeito Clésio Salvaro e do vice-prefeito Ricardo Fabris, lamenta, com profunda tristeza, a morte do ex-prefeito de Criciúma, Ruy Hülse, aos 98 anos.

 

Filho do ex-governador do Estado de Santa Catarina, Heriberto Hülse, Ruy Hülse foi prefeito de Criciúma entre 1966 e 1970. Formou-se em Engenharia de Minas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 1950, exerceu atividades no ramo carbonífero e era presidente de honra do Sindicato da Indústria de Extração de Carvão do Estado de Santa Catarina (Siecesc). Foi deputado estadual por três mandatos, presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) e assumiu, de forma interina, o cargo de governador do Estado de Santa Catarina, em 1960.

 

No comando da prefeitura, Ruy Hülse realizou importantes ações para o desenvolvimento do município de Criciúma, como a criação da Fundação Educacional de Criciúma (Fucri), em 1968, atual Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), a implantação da Praça do Congresso e a urbanização da área central da cidade.

 

A Administração Pública Municipal de Criciúma decreta luto oficial de três dias, em todo o território municipal, em virtude do falecimento do ex-prefeito. Todas as repartições públicas municipais de Criciúma deverão estar com as bandeiras hasteadas a meio-mastro durante o período de luto oficial.

 

Nossos mais profundos sentimentos aos amigos e familiares.

 

Criciúma, 12 de agosto de 2024.

 

Prefeitura de Criciúma


Unesc:

A Unesc se solidariza com a família e a cidade pelo falecimento de Ruy Hülse, ocorrido nesta segunda-feira (12/08), aos 98 anos de idade, com um legado incomparável. Em respeito à memória de Hülse, a gestão da Universidade decretou três dias de luto oficial.

 

Ex-prefeito de Criciúma, Ruy Hülse foi fundador da Fundação Educacional de Criciúma (Fucri), mantenedora da Unesc, única Universidade Comunitária da região. Por seu trabalho, recebeu o título de Doutor Honoris Causa, maior honraria que uma Instituição de Ensino Superior do Brasil pode conceder, em 14 de março de 2016.

Satc:

A Satc e o setor carbonífero da região Sul, representado pelo Sindicato da Indústria de Extração do Carvão do Estado de Santa Catarina (Carvão+ / Siecesc), lamentam a perda do seu presidente de honra, Ruy Hülse. Ele faleceu nesta segunda-feira (12), em Criciúma, aos 98 anos.

A Satc decretou luto oficial de três dias, em respeito a história do seu presidente de honra.

 "O Dr. Ruy foi um ícone na cidade de Criciúma, primeiro um político exemplar, político de primeira linha, dos políticos que não se fazem mais. Uma pessoa visionária sempre olhando pro futuro, nunca olhando pra trás, não guardando mágoa de ninguém. Foi uma pessoa que sempre olhou a educação como um dos pilares do desenvolvimento dessa região, tanto que contribuiu por mais de 30 anos com a Satc. Sempre nos deu liberdade, um excelente chefe, uma pessoa maravilhosa. Sempre soube escutar, era uma pessoa que todos respeitavam em todos os lugares que eu fui com ele ao longo dessas décadas. As pessoas o olhavam com enorme carinho e respeito. Então, é realmente um estadista, um visionário, uma pessoa que deixa um legado enorme para a cidade de Criciúma e para o sul de Santa Catarina", afirma o diretor executivo da Satc e presidente da Associação Brasileira do Carbono Sustentável (ABCS), Fernando Luiz Zancan.
 
Também presidente de honra do Siecesc / Carvão+, Dr. Ruy contribuiu com a construção da indústria carbonífera ao longo dos anos. "O setor carbonífero está de luto. Muito do que vivemos hoje foi construído pelo crivo do Dr. Ruy Hülse. Muito mais do que o presidente de honra do Siecesc, perdemos um grande ser humano", ressalta a presidente do Siecesc / Carvão+, Astrid Barato.
 
Na Satc, Dr. Ruy fez parte e orientou grandes projetos. "Foi uma dessas pessoas que valeu a pena ter conhecido, por tudo que ele de certa forma representou, especialmente para mim, primeiro pela inteligência, pelo olhar sempre por um olhar de futuro, de longo prazo, de positivo. Olhando pela instituição ele esteve à frente de todos os projetos relevantes na Satc. Se não foi ele o proponente ele era um incentivador e sempre dava as orientações assim os encaminhamentos, melhorando as ideias que a gente levava. A gente lamenta, mas fica um legado verdadeiro pra Satc, pra nossa cidade, pra Santa Catarina, pra todos os que puderam conviver com ele minimamente", destaca o reitor da UniSatc, Carlos Antonio Ferreira.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito