Novos estudos estão sendo feitos para saber o que fazer com a Plataforma Sul do Balneário Rincão. O engenheiro Nestor Back, da Secretaria de Infraestrutura, informa que foi feito um laudo para ver as condições de estabilidade da parte de concreto que ficou de pé. “Foi constatado que está em boas condições, mas para construir com concreto na parte da faixa de areia hoje em dia não é mais permitido. Então, existe a possibilidade de esse acesso ser uma passarela de madeira”, destaca.
Outra alternativa seria implodir toda a estrutura e aproveitar o entulho com material rochoso para fazer do local um molhe. “Desta forma vai contribuir para o turismo da região, tanto no lazer como em atrair pescadores”, avalia Back. A plataforma ruiu em setembro de 2020 e desde então o Governo Municipal busca alternativas para utilização do local.
O que é molhe:
Um molhe (foto acima) é uma obra marítima de engenharia hidráulica que consiste numa estrutura costeira semelhante a um pontão, ou estrutura alongada que é introduzida nos mares ou oceanos, apoiada no leito submarino pelo peso próprio das pedras ou dos blocos de concretos especiais (tetrápodes ou outros), emergindo da superfície aquática. É, portanto, uma longa e estreita estrutura que se estende em direção ao mar.