A prefeitura apresentou ao Forcri um projeto de permuta com o governo do Estado para a conclusão do Anel de Contorno Viário de Criciúma. Por ele, o poder municipal faria a obra, avaliada em R$ 22 milhões na mais recente atualização do projeto, em março, para os 2,6 quilômetros que faltam ser concluídos. Em troca, o Estado doaria um terreno para a prefeitura.
O deputado estadual Rodrigo Minotto (PDT) reuniu-se nesta terça-feira, 22, com o secretário adjunto de infraestrutura do Estado, Major Thiago Vieira, para apresentar este projeto que lhe foi repassado pelo Forcri. Este documento será repassado pelo deputado na quinta-feira, 24, ao secretário da Casa Civil, Douglas Borba.
De acordo com Minotto, recém iniciam-se as conversas sobre o tema e o governo do Estado deve voltar as atenções apenas no ano que vem, pois o orçamento deste ano não permite que uma obra dessa magnitude seja posta em prática.
"O município precisa entregar uma documentação ao governo do Estado, para formalizar essa permuta, ainda com a necessidade de estudar essa viabilidade. Eu apresentei o que foi-me passado pelo Forcri. O governo só vai se manifestar quando tiver a formalização do pedido, apenas estamos em situação de conversas informais. Recém começamos a abrir o diálogo sobre assunto", esclareceu o deputado.
Essa última etapa das obras do contorno referem-se ao trecho entre a Vila Zuleima e o acesso ao Distrito do Rio Maina. O projeto do anel viário arrasta-se por mais de 30 anos e ainda não tem previsão de conclusão. Em agosto do ano passado, foi dado um prazo de 12 meses para a conclusão deste último trecho, sem que, no entanto, nada fosse adiantado até o momento.