O estudante Mauricio Debiasi Donato, de 12 anos, foi o primeiro participante a terminar a prova da segunda etapa do Prêmio Acic de Matemática. "Não estava tão difícil, mas fiquei um pouco nervoso. Fiz todas as seis questões e estou confiante. Amei participar da competição", conta o aluno da Escola Maurina de Souza Patricio, de Morro da Fumaça.
Também de Morro da Fumaça, Francisco Mroczkoski de Souza, do sétimo ano, porém da Escola Vitório Búrigo, saiu logo após o colega Maurício e comentou o nível de dificuldade da prova. "Achei bem difícil, muito mais que a primeira fase. Fiquei surpreso de ter sido finalista e agora é torcer para estar entre os vencedores", espera.
Em pouco menos de uma hora, Miguel Felippe da Rosa foi o primeiro a terminar a prova no período vespertino. Ele foi o único classificado dentre as duas turmas do quinto ano da Escola Maria De Lourdes Carneiro, de Criciúma.
"Foi difícil, algumas questões não consegui fazer", conta. Logo ao sair do auditório, a família do estudante estava esperando por ele. "Chegar até aqui já foi uma vitória. É uma experiência super válida para os alunos. O Miguel estava um pouco tenso e ansioso, e procuramos acalmá-lo para que pudesse fazer a prova de forma tranquila", diz a mãe do garoto, Andrelaine de Oliveira Felippe da Rosa.
Foram classificados para essa segunda etapa da premiação 1.110 estudantes do quinto ao novo ano do Ensino Fundamental, de 11 municípios da Região Carbonífera – Balneário Rincão, Cocal do Sul, Criciúma, Forquilhinha, Içara, Morro da Fumaça, Nova Veneza, Orleans, Siderópolis, Treviso e Urussanga.
Expectativa
A expectativa para o concurso também envolveu os pais, professores e diretores das escolas. O hall da Associação Empresarial de Criciúma (Acic) ficou lotado durante todo este sábado, período que ocorreu as provas.
A professora Kamila Casagrande Darós, da Escola José Cesário da Silva, de Criciúma, acompanhou os 13 alunos classificados da instituição escolar. "Já participamos em outros anos e é um momento muito bacana. Os alunos adoram participar, é toda uma expectativa para a prova de Matemática da Acic, assim como para a prova da Obmep - Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas", destaca a professora.
Mãe de um aluno classificado, Paula Ebs acompanhou o filho na realização da prova. "Fiquei muito feliz quando ele contou que havia passado para a segunda fase do concurso. Ele tem facilidade com a Matemática. Agora vamos aguardar o resultado", ressalta.
A coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação Municipal de Forquilhinha, Jucélia Willemann Albino, também esteve na Acic durante a realização das provas. Seis escolas do município participaram e 25 alunos foram selecionados.
"Para os estudantes, participar de um concurso como esse é mágico. Provas como essa ajudam os alunos a se preparem para os desafios da vida. Durante todo o ano, também fizemos simulados para que os estudantes se preparem. Teremos ainda este ano a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), e o Prêmio de Matemática já é uma preparação", enaltece.
Prova
Os alunos tiveram o desafio de resolver seis questões discursivas, envolvendo raciocínio lógico e criatividade. Para a elaboração da prova, a Acic se baseia nos critérios da Obmep e das competências estabelecidas na Base Nacional Comum Curricular para a área de Matemática.
As provas são elaboradas e corrigidas pela Instituição Técnica Conveniada, formada por professores especialistas na área de Matemática, vinculados à UFSC e ao Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).
"Foi elaborada uma prova para cada série, do quinto ao nono ano, com conteúdos que correspondem aos que os alunos estão estudando em sala de aula, porém, são questões não vistas em livros didáticos", explica a professora Carmem Suzane Comitre Gimenez, uma das professoras responsáveis pela elaboração da prova.
"Nessa etapa, são avaliados todos os raciocínios que os alunos tiveram para chegar ao resultado da questão. Ainda que saibam a resposta, precisam desenvolver uma justificativa", detalha a professora.
Sucesso na aplicação das provas
A coordenadora do Prêmio Acic de Matemática, a professora Marlene Pires, avalia com sucesso a aplicação das provas deste sábado. "Tudo transcorreu bem durante todo o dia. Tivemos a presença de todos os municípios envolvidos, com grande entusiasmo por parte dos alunos, e a presença de pais, coordenadores pedagógicos e as secretarias de educação", aponta.
"Este é um momento de grande importância para a área da educação de Criciúma e região, pois mobiliza estudantes e escolas em prol de um projeto tão agregador como o Prêmio Acic de Matemática. Mesmo após três anos sem a realização do concurso, devido à pandemia, estamos testemunhando o amplo envolvimento das escolas e dos estudantes, o que demonstra a consolidação do projeto", observa.
Segurança
Para garantir a segurança e o bem-estar dos estudantes, uma ambulância, da empresa LAN Ambulâncias, esteve à disposição, com uma equipe especializada, durante todo o sábado, para atendimentos de primeiros socorros e possíveis ocorrências médicas.
"No dia de aplicação de provas, é comum os candidatos ficarem tensos, passando por desgastes físicos e psicológicos que podem comprometer a saúde e o equilíbrio emocional dos envolvidos. Felizmente, durante todo o dia, correu tudo bem", salienta a diretora executiva da Acic, Maria Julita Volpato Gomes.
"Estamos muito felizes com o dia de hoje. O Prêmio Acic de Matemática é um dos principais projetos da entidade, que nos últimos anos tem realizado diversas ações voltadas à área da educação. Um dos focos primordiais da gestão atual é a educação, com numerosos esforços para aprimorar a qualidade do ensino na região. Temos certeza que o concurso tem contribuído de maneira significativa para a educação da nossa cidade e região", considera o presidente da Acic, Valcir José Zanette.
Vencedores
Os alunos vencedores serão conhecidos em evento de premiação marcado para o dia 31 de outubro. Os finalistas receberão medalhas de ouro, prata e bronze e mais certificados. As escolas e professores também receberão certificados de Honra ao Mérito.
Primeira fase
No primeiro desafio, realizado no dia 15 de agosto, participaram do concurso quase 18,3 mil estudantes. Esta é a sétima edição do Prêmio, promovido pela Acic com o intuito de incentivar e valorizar a aprendizagem e o ensino da Matemática.