A expectativa do Conselho Deliberativo do Criciúma é de protocolar o edital da nova eleição para a presidência do clube ainda nesta semana. Após a renúncia de Anselmo Freitas ao cargo na semana passada, o vice-presidente financeiro Vilmar Guedes anunciou, nessa segunda-feira, dia 6, que pretende concorrer às eleições.
Conforme o presidente do Conselho, Guilherme Búrigo, o pleito deve ser convocado em até 30 dias, como prevê o Estatuto do clube. "Baseado nisso, a gente deve lançar o edital ainda nesta semana, convocando os interessados a montar uma chapa. A partir do edital, eles têm 10 dias para montar essa chapa", explica.
Desde quando Freitas sinalizou sua saída, a ideia era de que um de seus vice-presidentes assumisse o cargo. "Uma vez concretizado o nome do Guedes, há necessidade da gente fazer uma 'eleição dupla', porque o cargo que ele ocupa hoje, que é de vice financeiro, ficará vago", comenta. Isto é, além da presidência, a eleição deve definir o novo vice-presidente financeiro, já que o atual precisa renunciar ao cargo.
Nesta chapa, Alexandre Farias continuaria como vice administrativo, Antônio Deoclesio Pavei permaneceria como vice de patrimônio. Assim, faltaria o nome para compor o financeiro que, até o momento, ainda não está definido.
Para Búrigo, não há qualquer sinal de turbulência durante a transição, nem movimento de oposição à chapa encabeçada por Guedes. "Vai acontecer da forma mais natural possível. É obrigatório cumprir esse procedimento, esse rito estatutário, mas eu não vejo a possibilidade de haver eleições propriamente dita", conclui.