Quem trafegou pela Avenida Centenário no início da tarde desta sexta-feira se deparou com diversas viaturas da Polícia Militar (PM). Estava sendo escoltado da Penitenciária Sul até a Justiça Federal o preso Paulo Henrique Artmann dos Santos, o Calango, que foi transferido de Joinville no dia 14. Assim que a audiência terminar, será realizado o mesmo procedimento para sua volta até a Penitenciária.
Ele deve permanecer em Criciúma por 30 dias, cumprindo medida disciplinar. No dia 13 deste mês a Penitenciária Industrial de Joinville sofreu uma tentativa de invasão, motivando a transferência do presidiário. Antes disso, em março deste ano, uma outra tentativa de resgate foi registrada, apesar de não ter dado certo. Na época, um helicóptero foi sequestrado para o suposto resgate, mas caiu no trajeto e explodiu, matando três pessoas.
É sobre este caso do helicóptero que Calango participa de uma vídeoconferência na Justiça Federal. A PM com 31 homens presta apoio à operação junto com Polícia Civil, Deap, Saer e Polícia Federal.
Calango cumpre pena de 15 anos por tráfico de drogas e supostamente lidera uma facção criminosa no estado.
(Colaboração: Francine Ferreira)