O Presídio Regional de Criciúma, localizado no bairro Santa Augusta, inaugurou nesta segunda-feira, 3, uma sala humanizada destinada aos visitantes. O projeto foi pensado justamente em dar mais conforto às pessoas que vão ao presídio para visitar conhecidos e familiares.
De acordo com a juíza titular da vara de execuções penais, Débora Zanini, a ideia de criar o espaço partiu do diretor do presídio, Rodrigo Ferreira, ao ver idosos de 70 ou 80 anos encarando dificuldades para visitar filhos e netos.
“A visitação na cadeia é muito tensa. As pessoas acordam de madrugada, ficam naquela fila interminável, passam pelo raio-x e depois ainda tem que aguardar. Muitas vezes está chovendo, frio ou calor. Foi criada então essa sala de espera com bancos, simples, mas grande, bebedouro e ar condicionado. O mínimo de conforto que uma pessoa pode ter”, declarou a juíza.
O espaço tem cerca de 50 metros quadrados. Após passar pelo raio-x e todo o período que antecede a visitação, as pessoas poderão aguardar nessa sala para, então, serem chamadas para o pátio e visitarem os seus familiares.
“É uma forma que o presídio e o conselho encontraram para tornar menos penosa essa visitação, principalmente para as mulheres idosas e crianças”, afirmou Débora.