A Polícia Civil de Balneário Rincão, com auxílio da Policia Militar, cumpriu mandado de prisão contra Daniel Guimaraes da Cruz, de 39 anos, pelo crime de estelionato, emitido pela Comarca de Araranguá. Ele foi condenado pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina a uma pena de 21 anos de reclusão e ao pagamento de 210 dias-multas.
Daniel foi preso domingo (18) à noite, após denúncia anônima que estaria em culto em uma igreja no bairro Pedreiras, em Balneário Rincão. Após verificação e confirmação da identidade, foi efetuada a prisão, sendo encaminhado ao Presídio Santa Augusta, em Criciúma.
Os crimes praticados
Após denúncia anônima que um homem estava captando dinheiro de moradores de Balneário Rincão, se passando por corretor da Bolsa de Valores de São Paulo, e que lá investiria dinheiro captado, descobriu que se tratava de um golpe e chegou a identidade do estelionatário.
Daniel deu diversos golpes em Araranguá, local onde se apresentava como dono da empresa TDI Investimentos, a qual captava investidores que quisessem investir na bolsa de valores, e que garantia a devolução mensal de 7% a 20% do valor inicial investido. Nos primeiros meses, o autor fazia as primeiras devoluções a título de “lucro”, o que ganhava a confiança dos investidores.
Assim, muitos deles investiam mais dinheiro. Após o aumento do valor, não mais fazia as devoluções mensais, tampouco, devolvia o valor inicial investido. Os golpes aplicados somam a quantia de aproximadamente R$ 1,2 milhão em Araranguá.