A previsão que começou a circular no início da semana e que assustou moradores do Sul de Santa Catarina perdeu força no decorrer dos dias e para este sábado a expectativa é de ventos fortes, porém longe dos 120 km/h que chegaram a ser cogitados nas redes sociais.
De acordo com o climatologista da Epagri/Ciram, Márcio Sônego, a região de Criciúma deve ter a influência de rajadas de vento entre 55 km/h e 70 km/h durante a tarde deste sábado. Na região das praias a velocidade do vento pode chegar a 100 km/h em pontos específicos.
“O vento começa calmo pela manhã, por volta das 9h ele aumenta a velocidade e fica mais forte no período da tarde. No período da noite esse vento já acalma e as rajadas devem ficar entre 30 km/h e 40 km/h”, declara Sônego.
Horário propício
Segundo o especialista, o horário do evento climático será favorável à população. “A vantagem é que vai ser de tarde, isso ajuda as pessoas a acompanhar o que está acontecendo, como uma telha quebrada, um outdoor caído, galhos de árvores na pista. A visibilidade fica boa”, comenta o climatologista.
O coordenador regional da Defesa Civil em Criciúma, Rosinei da Silveira, afirma que a instituição já estava preparada para um fenômeno de menores proporções, e não um ciclone com velocidade acima dos 100 km/h.
“Para os nossos meteorologistas nunca existiu essa expectativa, nós sempre focamos desde o início em ventos que ficariam entre 60 km/h e 70 km/h, essa sempre foi a nossa previsão”, pontua Silveira.