Em monitoramento do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor, o Procon/SC apresentou um aumento expressivo no número de reclamações contra as empresas Oi S.A, Net Claro e Vivo. De acordo com os dados analisados do sistema, as três juntas somam quase 50 mil casos de consumidores insatisfeitos.
Veja o ranking:
Oi Fixo/Celular – 25.967
Net/Claro – 10.011
Vivo – 13.724
Serviços de banda larga lideram as reclamações
Por conta disso, a entidade abriu um processo administrativo coletivo contra elas. As reclamações relativas ao serviço de banda larga foram as que cresceram de maneira mais significativa. Também foram encontradas inúmeras denúncias sobre a qualidade e funcionamento da banda larga destas operadoras.
Foi registrado, ainda, crescimento de reclamações na telefonia móvel pré-paga, associado ao aumento do número de reclamações sobre bloqueio, suspensão e cancelamento. “Novamente, o Procon percebe que empresas estão tentando levar vantagem manifestamente excessiva em cima do consumidor, infringindo o CDC e lesando seus clientes. Isto é o tipo de coisa que nosso órgão visa combater”, explica o diretor Tiago Silva.