O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Criciúma inaugurou nesta sexta-feira, 6, a sua primeira unidade móvel de atendimento. O lançamento aconteceu às 10h30, na Praça Nereu Ramos, e reuniu membros da imprensa e da prefeitura municipal e também comerciantes e pedestres que por ali passavam.
A unidade surge com o objetivo de aproximar o Procon da comunidade de Criciúma, facilitando e agilizando cada vez mais o atendimento ao consumidor. “A unidade móvel vai servir para percorrer os bairros, fazendo todo o serviço que prestamos no Procon de Criciúma, realizando um atendimento preliminar, fiscalização, abertura de processos, envio de CIP’s [cartas endereçadas ao fornecedor], todos os procedimento que fazemos no Procon de Criciúma com sistema interligado”, comentou o coordenador do Procon, Gustavo Colle.
Segundo Gustavo, a partir de janeiro do ano que vem a unidade já passará a percorrer todos os bairros do município, desde os mais afastados até os mais centrais, realizando atendimentos à pessoas de baixa rendas e em situações de vulnerabilidade. Além disso, o micro-ônibus do Procon também contará com uma novidade: uma escola de atendimento ao consumidor.
“A escola do consumidor fará palestras em escolas, creches e clubes de mães, justamente para prevenir um futuro conflito em uma relação de consumo. Trabalhando na prevenção, acreditamos que vamos diminuir o número de reclamações aqui no Procon de Criciúma”, afirmou o coordenador.
A partir de segunda-feira, 9, data de início do horário comercial de natal em Criciúma, o Procon estará realizando atendimentos até as 21h na praça Nereu Ramos. Uma semana após, já no dia 16, o serviço funcionará até as 22h - com exceção do dia 24, véspera de natal, onde a unidade fechará ao meio dia.
A ideia
A ideia de criar um atendimento móvel para o Procon não vem de hoje. Segundo Gustavo, a ideia vem desde 2017, quando ele ainda nem era coordenador do Programa. “Neste ano, o vice-prefeito, Ricardo Fabris, e o prefeito, Clésio Salvaro, estiveram no pátio de máquinas e viram um ônibus meio de lado, meio sujo. Foi quando o Ricardo disse ‘prefeito, este ônibus não pode ser doado para o Procon?”. O prefeito aceitou, o Ricardo pediu uma reforma, encabeçou e encabeçou toda essa ideia que se transformou neste instrumento, inaugurado hoje”, concluiu Gustavo.