O Procon de Santa Catarina obrigou o Criciúma e o Brusque a permitirem que os torcedores entrem nos estádios com garrafas de uso pessoal. Do contrário, segundo o órgão estadual, os clubes serão multados em R$ 1 milhão e podem ter os jogos paralisados.
Atualmente, o porte de garrafas é proibido pela facilidade com que podem ser arremessadas. No Heriberto Hülse, a comercialização de bebidas, incluindo a água, é realizada em copos plásticos por esse motivo. Não há proibição de entrada com bebidas não alcoólicas em copos plásticos abertos de até 600 mililitros.
Em nota, o Procon afirma que “não pode se preocupar com a forma como a segurança irá agir, mas cabe a ele garantir o cumprimento dos direitos do consumidor”. Os clubes já foram notificados.
Determinação após morte de fã em show
O órgão estadual baseia a atuação na Portaria 35 da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), que permite o acesso gratuito com garrafas de uso pessoal contendo água potável em eventos promovidos em dias de extremo calor. A previsão, para o primeiro jogo da final, em Itajaí, é de sol.
A Portaria foi criada após uma jovem morrer no show da cantora americana Taylor Swift, no Rio de Janeiro, por desidratação. Ela teve uma parada cardiorrespiratória após enfrentar temperaturas acima dos 40°C.
O diretor do Procon Estadual, Roberto Salum, convocou para uma reunião na sede do órgão, nesta quarta-feira, às 14h30, o presidente da Federação Catarinense de Futebol (FCF), Rubens Angelotti. De acordo com a nota do órgão, “o objetivo do encontro é para que a Federação possa intermediar um possível conflito”.