Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Produção sustentável de arroz em debate nesta quinta, em Araranguá

Para participar, basta se inscrever em qualquer escritório municipal da Epagri

Por Redação Araranguá, SC, 15/03/2022 - 12:30
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A produção sustentável de arroz é tema do “Dia de Campo'' que acontece nesta quinta-feira, 17, no Centro de Treinamento da Epagri em Araranguá. O evento, que começa às 8h30min, vai contar com quatro vitrines que vão abordar produção de arroz orgânico, manejo de água, análise dos custos de produção e armazenagem de grãos na propriedade. Para participar, basta se inscrever em qualquer escritório municipal da Epagri.

Cetrar tem cumprido o seu papel de gerar e difundir tecnologias, com o foco na produção de arroz sustentável

Douglas George de Oliveira, extensionista rural e responsável técnico pelo campo de produção de arroz do Cetrar, explica que os participantes vão conhecer um estudo comparativo do desempenho econômico da produção de arroz orgânico e do arroz convencional, mostrando a viabilidade da produção orgânica de arroz, "onde a maior parte da movimentação econômica da lavoura acaba ficando nas mãos dos agricultores, com custos reduzidos e maior valorização do produto", relata. Também será visitado o campo de produção de arroz orgânico do Cetrar.

Com relação ao manejo de água, o Dia de Campo vai apresentar as melhores práticas de uso e gestão do recurso natural na lavoura, melhorando a eficiência de uso e reduzindo os impactos, garantindo a oferta do principal insumo do cultivo de arroz e, assim, assegurando os melhores desempenhos.  

Armazenagem de grãos

Os produtores conhecerão ainda a unidade de armazenagem de grãos na propriedade. "Ela é recomendada para que os produtores tenham mais autonomia, se apropriem dos resultados de suas lavouras e sejam mais competitivos nos mercados locais e regionais", descreve Douglas. O evento será encerrado com um almoço com pratos à base de arroz.

Segundo o extensionista da Epagri, o Cetrar tem cumprido o seu papel de gerar e difundir tecnologias, com o foco principal de sua atuação na produção de arroz sustentável. "Para isso, conta com quatro Unidades de Referência Técnica, mostrando aos agricultores uma produção mais sustentável, rentável e resiliente", relata.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito