O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito da Unesc (PPGD) Antônio Carlos Wolkmer recebeu o Prêmio Pesquisador Gaúcho 2022, promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) e pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict). A entrega ocorreu no Salão de Convenções da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), na última semana.
Wolkmer foi agraciado na categoria Ciências Humanas e Sociais pela relevância de suas contribuições científicas na área. Para ele, é uma honra receber esse prêmio que simboliza o reconhecimento de uma vida dedicada à busca pelo conhecimento, pelos estudos e pela produção científica. "Não tenho palavras para expressar a grande satisfação de ser agraciado com o prêmio. É um momento único e muito especial para a minha carreira que se construiu e se consolidou em nível regional, nacional e internacional como pesquisador, docente e educador na missão de formar agentes comprometidos com a prática social e imbuídos com o ideário de convivência solidária e emancipatória", destacou o professor.
Sobre a contribuição desenvolvida no âmbito do ensino superior e da academia, suas pesquisas sempre tiveram como meta fundamental buscar e alcançar a melhoria e o desenvolvimento de uma cultura das ciências humanas e sociais voltadas para despertar a consciência e para formar uma geração de atores sociais e profissionais comprometidos com a realidade da região Sul, do Brasil e da América Latina. "Uma educação autêntica e humanizadora, capaz de resultar em produção científica instrumentalizada a serviço de uma sociedade mais justa, ética e democrática", acrescentou ele, que representou a Unilasalle/RS, instituição que ele também é docente.
O Prêmio Pesquisador Gaúcho reconheceu o trabalho de 13 pesquisadores e profissionais que se destacaram na academia, nos setores público e empresarial e na área de comunicação. Com o tema "Ciência Gera Desenvolvimento", foram premiados oito pesquisadores com contribuição expressiva em diferentes áreas do conhecimento, bem como um jovem pesquisador, uma startup inovadora e um pesquisador na empresa. Para completar, um pesquisador no setor público e um profissional de comunicação científica foram contemplados.