“A pandemia nos mostra que, o mundo será outro após concluída a luta da humanidade contra o novo coronavírus; na educação não será diferente e o grande diferencial será a utilização das ferramentas das tecnologias de informação e comunicação, por isto, precisamos estar preparados para esta nova realidade”.
A declaração é da diretora de Educação de Maracajá, Aline Rosso, para justificar o início do projeto “Webnários de Socialização de Práticas Pedagógicas”, implementado nesta semana, com encontro virtuais de formação de professores e profissionais da rede municipal. A primeira edição teve socialização dos trabalhos das professoras Leisla Costa Pereira (artes), Natália Lummertez (Matemática) e Nicéia de Oliveira Martins (pedagoga).
“O objetivo é socializar práticas docentes resultantes da reflexão pedagógica, desenvolvidas durante o período de distanciamento social, promovendo intercâmbio de experiências pedagógicas”, acrescenta a diretora de Educação. Além disso, conforme Aline, é possível valorizar e elevar a autoestima dos profissionais do magistério.
A diretora enfatiza que “apesar das limitações impostas pela covid-19, nos entusiasma a forma como todos estão enfrentando e superando os desafios da educação não presencial, especialmente quanto ao uso das ferramentas de tecnologia de informação e comunicação em suas aulas”.
Um dos pontos de maior preocupação de todos os envolvidos no processo, desde a equipe gestora até os pais e responsáveis pelos estudantes é o retorno das atividades pedagógicas encaminhadas como tarefas. “O papel da família é fundamental, apesar do enorme desafio que isto também representa aos pais e responsáveis”, diz Aline Rosso.
A chefe da Divisão de Ensino do Departamento de Educação, Odécia de Souza, ressalta que o engajamento de professores, alunos e familiares tem sido surpreendente e os resultados muito além do esperado. “Esta é mais uma prática inovadora, estamos aprendendo muito e nossos professores estão se superando”, diz
Na prática, semanalmente, professores se inscrevem para apresentar suas experiências pedagógicas e, por limitações tecnológicas, abrem-se inscrições para participação de outros professores como espectadores, todos com direito a voz. “Felizmente temos oferta tanto para apresentações quanto de participação nos webnários”, comemora Odécia.