A Fundação Stemmer para Pesquisa e Desenvolvimento e Inovação (Feesc), lançou nesta terça-feira (24), o programa de fomento e apoio a atividades de ensino, pesquisa e extensão universitária. Durante o evento foi aberta a chamada pública para o cadastro de projetos.
O edital é dividido em dois públicos princiais: os alunos de nível técnico e graduação que atuam em olimpíadas e equipes de competição. Para esse grupo as inscrições começam dia 24 de novembro deste ano e vão até 20 de fevereiro de 2024. Já o outro grupo são para os alunos de mestrado e doutorado com a qualificação já realizada. Nesse caso as inscrições também começam em um mês, no dia 24 de novembro e encerram em 20 de dezembro.
Apresentado pelo diretor presidente da Feesc, professor Luiz Felipe Ferreira, o programa vai possibilitar que estudantes, professores e pesquisadores das instituições apoiadas pela Feesc possam contar com incentivo administrativo e financeiro.
Para o reitor do Instituto Federal de Santa Catarina, Maurício Gariba Júnior, o projeto vem ao encontro à necessidade de fomentar, principalmente, o acesso dos estudantes aos projetos de pesquisa. A estimativa, segundo ele, é de que cerca de 500 do alunos do IFSC, da Grande Florianópolis participem da chamada pública. “A Feesc sempre foi nossa única fundação de apoio, o que resulta no incentivo ao desenvolvimento tecnológico e científico de Santa Catarina”, destaca.
“O objetivo do Conexões para Inovar é a promoção estratégica do desenvolvimento científico, tecnológico, econômico e social, melhorando cada vez mais a qualificação e competência técnica catarinense”, ressaltou o professor Luiz Felipe durante o lançamento.
Linhas de incentivo do projeto:
- Apoio a estudantes para projetos, divulgações científicas e ações de CTI.
- Eventos de Ciência, Tecnologia e Inovação, tais como seminários, workshops, congressos, rodada de negócios etc.
- Apoio a centros, laboratórios, hubs, incubadoras, habitats de inovação e empreendedorismo, programas, projetos, visitas técnicas e demais ações e ambientes de Ciência, Tecnologia e Inovação das ICTs apoiadas.
- Desenvolvimento institucional e de Inovação Interna da FEESC.
Recursos:
A FEESC passa a contar com um Fundo de Apoio às Ações de Ciência, Tecnologia e Inovação, com recursos próprios, financeiros, econômicos ou administrativos, bem como com recursos de terceiros, captados por meio de doações, subvenções, patrocínios, royalties, licenciamentos, parcerias, convênios entre outras forma.
Chamada pública: para participar do processo de seleção de projetos os interessados devem acessar o site: www.conexoesparainovar.org.br