O programa Faculdade Gratuita, do Governo do Estado, está tomando forma. Nesta semana, uma reunião com representantes do Executivo teve como objetivo definir o orçamento do projeto. De acordo com o secretário-chefe da Casa Civil de SC, Estener Soratto Júnior, estão previstos R$ 500 milhões em recursos neste ano.
O assunto esteve em pauta no Plenário desta terça-feira (14). Ouça a entrevista completa:
[O texto continua após o áudio]
"É um programa bastante volumoso que tem uma expectativa de, quando chegar no ápice, ter um investimento de R$ 1,4 bilhão até 2026", complementa Soratto. O foco é lançar o programa já no segundo semestre de deste ano.
"Estamos trabalhando diariamente no programa e a ideia é que ele vá em abril para a Assembleia Legislativa (Alesc), para que os deputados possam fazer as análises. Torcemos para que o projeto seja aprovado o mais rápido possível", ressalta.
Aproximadamente 70 mil alunos podem ser beneficiados pelo programa em 2023. Entre os critérios, o estudante deve ser morador de Santa Catarina há mais de cinco anos e deve ingressar em uma universidade da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe).
Já as universidades privadas terão os seus recursos ampliados. "Há expectativa de duplicar o investimento nas particulares, uma vez que nas universidades comunitárias o sistema de Faculdade Gratuita vai funcionar como um todo", reforça o secretário.