O projeto Empoderando Mulheres no Cárcere é um ação de extensão do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) Campus Criciúma, que tem como objetivo a ressocialização das pessoas em liberdade temporária, através da inserção de trabalho e educação. O programa foi colocado em prática em agosto de 2018 com 30 mulheres da Penitenciária Sul Criciúma.
As mulheres responsáveis pelo projeto explicaram no programa Jornal das Nove desta quarta-feira (6) como o trabalho funciona na prática. Estiveram no estúdio, a idealizadora e coordenadora, Janaina Antunes dos Santos, a coordenadora de extensão, Marisilvia Santos, a professora de artesanato, Ivânia Valentine, e a maestrina do coral, Silvia Regina Teixeira.
“O projeto tem a missão de buscar a inclusão do sujeito. A penitenciária é um lugar onde precisa haver a oportunização, onde o sujeito possa refletir sobre os seus atos e ali desenvolva um novo projeto de vida. Nós pensamos em ofertar um projeto que envolvesse a confecção de artesanatos, que tivesse música, e que a gente trabalhasse a própria educação em si, com ciclos de palestras e com oficinas. Então, começamos a colocar isto em prática. Só a educação é capaz de transformar o sujeito”, afirma Janaina.
Confira a entrevista na íntegra: