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Projeto Sempre Juntos CAPS III promove ações positivas em meio à pandemia

Serviços presenciais e coletivos foram substituídos por atividades manuais e de alfabetização para fazer em casa

Por Redação Criciúma, SC, 30/06/2020 - 22:02
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

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Os atendimentos realizados no Centro de Atenção Psicossocial - CAPS III de Criciúma tiveram que se adaptar as mudanças ocasionadas pela pandemia de Covid-19. As atividades presenciais e coletivas, como grupos e oficinas terapêuticas, encontros de famílias, rodas de conversa e saídas de reabilitação psicossocial, deram lugar ao Projeto Sempre Juntos CAPS III.

“O projeto surgiu em função da pandemia, já que os atendimentos no CAPS eram, na maioria, grupais. Então, o trabalho teve que ser repensado para evitar aglomeração, assim como em todos os outros CAPS. O projeto surgiu para continuar o vínculo com os usuários e atender as necessidades de acompanhamentos deles”, contou a coordenadora de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Losso.

“Atividades de alfabetização, cognitivas, de recorte e colagem, de colorir, textos reflexivos, são distribuídas de acordo com as necessidades de cada usuário. Para os que tem possibilidade de comparecer até o CAPS, as atividades são entregues, após uma escuta acolhedora”, explicou a coordenadora do CAPS III, Mariana Darolt Côrrea. Para os usuários que não podem comparecer ao local, as atividades são entregues nas residências por meio das visitas domiciliares.

Durante a pandemia, a equipe e os usuários que em acolhimento noturno trabalham a confecção de máscaras de tecido. Depois de prontos, os protetores faciais podem ser retirados pelos usuários. Em junho, além das atividades, os usuários receberam kits contendo quitutes típicos juninos, assim como na Páscoa, quando foram distribuídos chocolates. Já em julho, o projeto vai oferecer a Festa Julina Delivery/Takeout.

Apesar das adaptações, nem todas os serviços sofreram alteração. “Os procedimentos que compreendem acolhimentos iniciais, atendimentos individuais, atenção à crise, visitas domiciliares, acolhimento noturno, ações de reabilitação psicossocial, promoção de contratualidade no território, ações de articulação em rede intra e intersetoriais, bem como ações de fortalecimento do protagonismo do usuário, mantiveram-se durante todo o período”, afirmou Mariana.

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