Os projetos escolhidos no Programa Inova Criciúma, da Diretoria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação do município, estarão em fase de incubação a partir de janeiro. O processo ocorrerá nos espaços da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) e Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina (Satc). As empresas e startups têm o prazo de um ano para aprimorar as ideias voltadas às áreas de Educação, Saúde, Meio Ambiente e atendimento (ouvidoria).
A iniciativa beneficiou dez projetos com R$ 25 mil, divididos em três parcelas. Oriundos do Fundo Municipal de Inovação (FMI) de Criciúma, os demais recursos serão entregues em janeiro e maio de 2020. Entre os dez projetos, seis poderão atender o setor público. “Na incubação, as empresas vão receber mentorias e capacitações de todo o corpo técnico. O processo de aprendizado e crescimento dessas startups é através da metodologia de cada uma das duas instituições, que vai acelerar ainda mais o processo”, comenta o diretor de Desenvolvimento, Tecnologia e Inovação, Claiton Pacheco.
O poder público possibilita um canal de comunicação entre as empresas e a população que utiliza os serviços da prefeitura. Assim, tendo o feedback necessário para desenvolver melhorias no cotidiano dos munícipes. “Boa parte dos negócios morre por falta de conhecimento. A capacitação dos empreendedores e metodologias, que já foram aplicadas em outras incubadoras, facilita o processo de melhoria das startups”, conclui o diretor.
Conheça as ideias direcionadas ao poder público:
Aduboo - ‘Coleta e Compostagem de resíduos orgânicos’
A empresa visa realizar o serviço de coleta de lixo orgânico a nível residencial e em estabelecimentos comerciais, evitando a degradação do sistema ambiental por meio da compostagem e gerando como resultado final um adubo natural. O adubo produzido é utilizado em hortas, dando origem a produção de hortaliças naturais.
Close To Me - ‘Agendamento Online de Unidades Básicas de Saúde (UBSs)’
Plataforma online de agendamento de consultas. Será utilizada em postos de saúde, facilitando acesso dos usuários ao sistema e ajudando a evitar o esquecimento das consultas. Os postos de saúde poderão gerenciar suas agendas, com possibilidade de identificar seus pacientes antes mesmo da confirmação.
O piloto do aplicativo começou a ser aplicado nesta sexta-feira (20), na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Sangão. “Vamos iniciar com os idosos, gestantes e crônicos, e a partir disso ampliar o projeto para todas as UBSs no ano de 2020. Essa é uma inovação, que visa melhorar o acesso aos atendimentos, sem que o usuário precise enfrentar filas de madrugada para se consultar”, comentou o secretário de Saúde, Acélio Casagrande.
Regenere Feridas - ‘Tratamento avançado de feridas e queimaduras’
Em conjunto com os de técnicos de enfermagem, consiste em adicionar o serviço de fisioterapia ao Tratamento Avançado de Feridas e Queimaduras em hospitais e UBSs. Por meio de equipamentos, a proposta é de acelerar o tratamento em até 40%, inclusive em lesões de grande porte.
RoBot - ‘Um chatbot humanizado’
Automação do atendimento para reduzir o tempo de espera e aumentar a eficiência do SAC de seus clientes. A empresa será o suporte para os clientes na transformação digital como parte de uma estratégia de automação mais ampla.
Idebando - ‘Solução Multifuncional para aprimoramento das competências educacionais básicas’
A ideia é aprimorar as capacidades dos estudantes no contexto do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A empresa atuará para promover soluções tecnológicas que proporcionem inovações em espaços educacionais, por meio de metodologias ativas nas escolas do município.
Dotfile - ‘Controle de Pendências’
Plataforma para centralização de atendimento por multicanais, controle de pendências de forma produtiva e organizada, Gestão Eletrônica de Documentos (GED) e assinaturas eletrônicas de contratos.