Prefeitos, técnicos e empresários da região estão estudando um possível prolongamento da Via Rápida até o Balneário Rincão. O assunto, que já havia sido pautado em 2019, foi discutido nesta quarta-feira, 17, pelo presidente da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), Moacir Dagostin, prefeito de Balneário Rincão, Jairo Custódio, a prefeita de Içara, Dalvania Cardoso e outras autoridades regionais.
“Com a mudança de prefeitos, realizamos então uma nova reunião. Até porque a extensão da Via Rápida, que é de cerca de 9 quilômetros, fica com mais ou menos 8 quilômetros dentro de Içara. O grande beneficiado vai ser também o Rincão, mas a via passa efetivamente por dentro de Içara”, declarou Moacir.
Um pré-projeto técnico já definiu que o traçado da extensão passará pela área rural de Içara, onde não há uma grande quantidade de moradores, exigindo somente a desapropriação das terras rurais. Segundo Moacir, a ideia é de que a extensão comece por volta da Vila Suíça, indo em linha reta por cerca de 7,5 quilômetros até uma curva que faça a ligação com a Via.
Os próximos passos, agora, envolvem uma reunião entre engenheiros da Prefeitura de Içara e Rincão para que seja realizado um levantamento sobre o melhor traçado para a extensão. Dentro de 15 dias, será apresentado um orçamento tanto do projeto quanto da própria rodovia.
“A partir daí iremos buscar a classe política da região para, então, começarmos a viabilizá-la. Definiremos tecnicamente o projeto para depois definir o orçamento”, pontuou o presidente da Acic.