Uma das principais promessas do governador Jorginho Mello, enquanto ainda candidato, foi a criação de uma versão estadual do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe). A proposta passa por ajustes e deve ser encaminhada à Assembleia Legislativa em breve. Esse foi um dos temas tratados em entrevista com o diretor-presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), João Paulo Kleinübing, à Som Maior.
Ouça no Plenário:
"Estamos preparados para fazer a operação do Pronampe. BRDE tem R$ 150 milhões de recursos próprios já reservados para isso. Nós temos, inclusive, condições de fazer a equalização dos juros no BRDE, em função de uma operação tributária sem necessidade do Governo aportar recursos no Banco. Nós faríamos operação com juros zero ao longo dos quatro anos", destacou.
Ainda conforme o diretor-presidente, a instituição deve encerrar o ano com bons números. "O BRDE, em 2023, caminha para fazer um dos melhores resultados da sua história. Vamos fechar o ano com mais de R$ 4,5 bilhões de novas operações contratadas. Nosso volume de operações é 40% maior do que no mesmo período do ano passado. O que demonstra a força da economia da região Sul do país", enfatizou Kleinübing.