Pode-se dizer que deu a lógica nas quartas de final do Campeonato Catarinense. Dos quatro classificados, três foram os de melhor campanha na primeira fase. Juventus, Próspera, Joinville e Hercílio Luz foram eliminados. Para a Série D de 2022, três times garantiram a vaga: Marcílio Dias, Juventus e Próspera.
Dos quatro semifinalistas, três tem séries nacionais garantidas em 2022: Chapecoense, Brusque e Avaí. O Marcílio Dias, que eliminou o Juventus com duas vitórias por 1 x 0, carimbou vaga para a Série D.
O Juventus, quarto colocado na primeira fase, terminou o Catarinense na quinta colocação, como o melhor qualificado entre os eliminados nas quartas de final. Está na D.
O mesmo ocorre com o Próspera, do técnico Paulo Baier, eliminado pelo Avaí com duas derrotas por 1 x 0 e 2 x 1. Terminou em sexto colocado na primeira fase e sexto colocado no geral, classificando-se para a Série D de 2022 com a terceira vaga.
O Joinville, que disputou a Série A em 2015 e de lá para cá vem em rebaixamentos constantes, pode ficar sem divisão nacional em 2022. Isso porque o Jec disputa a Série D deste ano e pode conseguir um acesso para a Série C.
Se não conseguir, depende que Marcílio Dias ou Juventus, que diputam a D neste ano e confirmaram a vaga para 2022, subam, liberando mais uma vaga para o Catarinense.