O Próspera está rebaixado no Campeonato Catarinense. Perdeu por 2 a 0 para o Concórdia na tarde deste sábado no estádio das Nações, em Balneário Camboriú. Com esse resultado, combinado à vitória do Joinville por 2 a 1 sobre o Barra, o Time da Raça ficou nos 10 pontos e acabou caindo no saldo de gols: 6 negativos contra 2 negativos do Barra, que escapou nos critérios.
Foi o segundo rebaixamento consecutivo de um criciumense na elite estadual. Em 2021, o Criciúma havia sido rebaixado com 8 pontos. Agora, o Próspera caiu com 10. Nesse momento, o futebol de Criciúma está fora da Série A de 2023. O retorno depende do Tigre, que joga a Série B a partir de 29 de maio com nove adversários lutando por duas vagas na Primeira Divisão do ano que vem.
Caiu nos minutos finais
O Concórdia fez seus dois gols no segundo tempo. Marcelinho abriu o placar aos 8 minutos.
Nos acréscimos, Rafa Marcos definiu a partida aos 47 minutos.
O Próspera esteve fora do rebaixamento até os 35 minutos do segundo tempo, quando o Jonville fez seu segundo gol contra o Barra. Os torcedores que estavam no estádio das Nações apoiando a equipe aplaudiram os jogadores e não realizaram protestos no fim da partida.
A campanha terminou com 11 jogos, 3 vitórias (contra Chapecoense, Avaí e Figueirense), 1 empate e 7 derrotas. O Time da Raça não disputou uma partida sequer em Criciúma, já que não adequou o estádio Mário Balsini e não conseguiu o empréstimo do Heriberto Hülse pelo Criciúma. Mandou partidas em Tubarão, Florianópolis (duas vezes), Joinville, Jaraguá do Sul e Balneário Camboriú.
Como ficou o campeonato
O outro rebaixado foi o Juventus, que empatou em casa, 0 a 0 com o Camboriú. O Avaí não só escapou do risco de descenso como também classificou ao aplicar 3 a 0 no Hercílio Luz. A rodada teve, ainda, Brusque 2 x 2 Figueirense e Chapecoense 1 x 2 Marcílio Dias.
Os confrontos da segunda fase do Catarinense ficaram definidos: Brusque x Barra, Hercílio Luz x Figueirense, Camboriú x Marcílio Dias e Concórdia x Chapecoense. Brusque, Hercílio, Camboriú e Concórdia jogam por dois resultados iguais e decidem os confrontos em casa.
O Próspera volta a campo em abril, na Série D do Campeonato Brasileiro. A estreia será fora de casa contra o Cascavel.
O que disseram os jogadores
"É um momento delicado com esse rebaixamento, mas o Próspera em momento algum deixou de acreditar, o trabalho é contínuo, a carreira dos atletas e da comissão técnica não para por aqui. Estou muito triste pela queda", disse Vitinho. "A gente sabia que não ia ser fácil, sem mando de jogo, todos os jogos fora de casa. Temos é que pedir desculpas para a torcida, não foi o que a gente esperava", comentou o zagueiro Matheus.
"O momento é de tristeza. A gente queria classificar, eu amo o Próspera, eu peço desculpas para a torcida e para todos que gostam do Próspera", lamentou o atacante Gabriel Henrique. "O gramado não atrapalhou. A gente teve mais chances, faltou concentração, faltou entrar focado no segundo tempo, tomamos aquele gol no começo e acabou atrapalhando", disse. Ele admitiu que dentro de campo os jogadores não souberam da virada do Joinville contra o Barra, que determinou o rebaixamento. Gabriel Henrique despediu-se do Próspera e está indo para o Tombense, pelo qual será adversário do Criciúma na Série B do Brasileiro.
Confira a rodada completa com a cobertura do Timaço no Minuto a Minuto e na Rádio Som Maior.