De uma vez só, o Próspera garantiu a permanência e uma vaga na próxima fase do Campeonato Catarinense. O Time da Raça venceu o Figueirense por 1 a 0 na tarde deste domingo, 18, no estádio Heriberto Hülse, e não tem mais como ficar de fora dos oito primeiros colocados da competição.
Com o resultado, o Próspera foi a 14 pontos e, atualmente, ocupa a quinta colocação da tabela. Em nono está o Concórdia que, após o empate em 0 a 0 com o Criciúma, chegou em 10 pontos e não tem mais como alcançar o Time da Raça.
A equipe do técnico Paulo Baier entrou em campo com desfalques importantes. Leomir e Jean Natal, os tradicionais “camisas 10” do Time da Raça, se lesionaram e por isso não foram relacionados. Já Gullithi, que vinha sentindo dores nas últimas partidas, também não foi relacionado.
Com isso o Próspera perdeu um pouco da posse de bola na região central do campo. Ainda sim, o primeiro tempo foi equilibrado e sem grandes oportunidades para ambas as equipes.
Já na segunda etapa, o Figueirense entrou melhor e teve uma sequência de ataques que dificultaram o trabalho da defesa do Próspera e do goleiro Roberto. Em uma ofensiva do Time da Raça, o centroavante Alex Bruno caiu na área e o juíz marcou um pênalti duvidoso.
O volante Jessé bateu firme no canto esquerdo do goleiro do Figueirense e colocou o Próspera na frente. Definindo a permanência e a classificação. Ainda nos minutos finais da partida, o Figueira teve um lance polêmico dentro da área, com a bola tocando no braço do zagueiro Lastra, mas o pênalti não foi marcado.