O quarteto, que já possui registros policiais por estelionato e furto no Rio Grande do Sul, teria cometido o crime em Tubarão na terça-feira (9). Eles escolheram uma casa onde mora um casal de aproximadamente 80 anos e três membros da quadrilha, um com 23 e dois com 28 anos, se apresentaram como peões de obra, dizendo que havia telhas quebradas na cobertura e se ofereceram para arrumar.
O trio era acompanhado por um quarto componente, de 84 anos, que dizia ser parente dos demais e dava credibilidade à história. Enquanto um ou dois membros distraía os moradores da casa, os outros faziam o conserto do telhado e entravam para furtar objetos e dinheiro. O casal registrou o furto de um celular e de R$ 1.200, que era a aposentadoria de um deles.
Após busca de imagens em câmeras de residências e estabelecimentos comerciais próximos, foi possível identificar a placa e o carro utilizado pelos furtadores, um Fiat/Uno de Alvorada/RS.
O automóvel foi visualizado e abordado pelos policiais defronte à Unidade da PRF em Barra Velha. Os quatro homens ainda vestiam as mesmas roupas, inclusive com capacetes utilizados em obras de construção e, além do celular furtado, foram encontrados R$ 1.990, relógios, bijuterias e um saco com moedas dentro do carro, sendo possível que também estivessem aplicando golpes na região norte do estado.
Todos foram detidos e conduzidos à Delegacia de Barra Velha, para onde também foram encaminhados o veículo, o dinheiro e os objetos. Eles responderão por furto e serão investigados sobre eventual envolvimento em outros crimes.