A pesquisa de mercado desempenha um papel fundamental na compreensão das necessidades e preferências dos consumidores, fornecendo insights para as empresas. Ao conduzir uma pesquisa de mercado, as organizações podem obter informações sobre o público-alvo, identificar tendências, avaliar a concorrência e tomar decisões estratégicas. O diretor do Instituto Catarinense de Pesquisa (IPC), Renato Rampinelli, tira algumas dúvidas sobre o tema:
Quais empresas devem realizar a pesquisa de mercado?
Independente do porte da empresa, todos que trabalham no meio tem uma palavrinha-chave de qualquer negócio, que se chama planejamento (do salário, vida pessoal e empresa). Uma das etapas, em qualquer empresa, é realizar a pesquisa. Cada tipo de segmento e de cliente têm um tipo de pesquisa, não existem problemas iguais. Por isso, empresas de grande, médio e, principalmente, pequeno porte contratam pesquisa.
Qual a importância deste tipo de pesquisa?
As pessoas físicas também contratam. Por exemplo, em uma loja de comércio, em que a pessoa quer avaliar como está a satisfação do seu produto, faz-se uma pesquisa de satisfação com o cliente. Quem está pensando em abrir uma loja, antes de investir o dinheiro, é muito mais barato investir em uma pesquisa, porque pesquisa não é despesa, é investimento.
Porque a procura é baixa?
A característica socioeconômica de Criciúma e região possui uma cultura de não fazer pesquisa empresarial. As pessoas acreditam no “fiz sempre assim e deu certo”. Porém, se considerarem o avanço tecnológico, nos últimos 10 anos cresceu o que não cresceu nos últimos 50. Por isso, se tornou mais difícil de fazer. Essa é uma questão cultural. A concepção, para as pessoas é de que a pesquisa não é investimento. Enquanto as pessoas não entenderem que a pesquisa é um investimento, elas não vão fazer.