Santa Catarina é um dos únicos estados do Brasil onde é possível ver neve. Por isso as temperaturas baixas atraem turistas para o Sul do país todos os anos, especialmente para apreciar as paisagens da Serra Catarinense cobertas de branco. Mas a pergunta que fica é: quando e onde ver neve em Santa Catarina? Saiba a seguir.
Fatores que influenciam na ocorrência de neve
De acordo com o climatologista da Epagri, Márcio Sônego, historicamente, a neve pode acontecer em SC de abril até setembro. “A maior frequência é o mês de julho, seguido de agosto e depois de junho. Nos meses de abril, maio e setembro, o risco é bem menor. Santa Catarina tem um inverno mais concentrado e mais forte entre 20 de maio e 10 de agosto, época do ano em que o frio realmente é mais intenso”, esclarece.
Em 2023, é difícil afirmar se vai nevar e quando. “Esse ano pode nevar? Sim, pode. Fala-se em El Niño que, em geral, nos traz um ano mais quente e mais chuvoso, mas mesmo com o El Niño, já aconteceram temperaturas negativas até mesmo na região de Criciúma. Não dá para descartar que possa acontecer neve neste inverno também”, acrescenta o climatologista.
A neve é um dos quatro tipos de precipitação: garoa, chuva, granizo e neve. Para que ocorra esse último, o tempo deve estar nublado com precipitação, a temperatura na faixa de 1,5 mil metros de altitude em torno de 0°C. Essas condições acontecem quando passa pela região uma frente fria seguida de massa de ar polar com pressão atmosférica em torno de 1.030 hPa.
“Em resumo, a frente fria irá causar mudança de tempo para vento sudoeste, chuva e frio, e a intensa massa de ar polar estará com centro sobre o Argentina (no continente), e haverá então a formação de flocos de neve na própria nuvem ao invés de gotas de água”, explica.
Onde ver neve em Santa Catarina?
São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Urubici e Urupema são as cidades catarinenses que registram ocorrências de neve todos os anos. Todas fazem parte da Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures) e estão localizadas no sudoeste do estado, a uma distância aproximada de 100 quilômetros do litoral e a 140 quilômetros da capital Florianópolis.
Urubici, por exemplo, conta com mais de 800 locais de hospedagens. Como o inverno costuma atrair muitos turistas para a região, o ideal é garantir a reserva com antecedência. Com mais de 1.822 mil metros de altitude, o Morro da Igreja é um dos melhores lugares para ocorrência de neve. O local chega a receber mais de 10 mil visitantes por mês.
Caso o clima seja favorável, é possível ver neve em Santa Catarina nas cidades mencionadas acima.
Como chegar à Serra Catarinense
Florianópolis | 175 quilômetros | 3 horas 03 minutos |
Criciúma | 142 quilômetros | 2 horas e 44 minutos |
Porto Alegre, RS | 427 quilômetros | 5 horas 55 minutos |
Curitiba, PR | 466 quilômetros | 6 horas 54 minutos |
O caminho até as cidades que nevam em Santa Catarina é um espetáculo à parte. Com curvas sinuosas e paisagens impressionantes, a Serra do Rio do Rastro (SC-390) e a Serra do Corvo Branco (SC-370) estão entre os principais acessos. Dependendo da origem, também é possível chegar à região serrana pela BR-475.
Para chegar até a Serra Catarinense de avião, o turista tem como melhor opção o Aeroporto Internacional de Florianópolis (Hercílio Luz), que fica a uma distância de 244 quilômetros de São Joaquim. Por conta dessa distância, é indicado alugar um carro para chegar até o destino. Outra alternativa é o Aeroporto Regional de Jaguaruna (Humberto Bortoluzzi), 100 quilômetros mais próximo, porém com menos opções de voo.