Desenvolver novas habilidades, ampliar o raciocínio lógico e potencializar a criatividade, por meio de um processo de aprendizagem que estimule o desenvolvimento da autonomia nos mais diferentes níveis de ensino. É assim que o Projeto + SABER (como uma ação do Programa de Aprendizagem Contínua – PAC) da Secretaria de Educação de Criciúma funciona. O projeto, lançado na manhã desta sexta-feira (11), no Salão Ouro Negro da Prefeitura Municipal de Criciúma, consiste em uma parceria entre a prefeitura e o Colégio Satc, que, através de uma mentoria pedagógica beneficiará aproximadamente dois mil alunos de 50 escolas da Rede Municipal de Ensino do município.
"A alfabetização é um dos primeiros milagres da vida. O analfabetismo será o primeiro problema que vamos resolver com este projeto. Toda criança precisa ser alfabetizada, essa é a prioridade. Este ano tivemos a efetivação de 200 professores no município, pois a educação precisa ser prioridade e vamos em busca do melhor para os alunos da rede municipal", afirmou o secretário de Educação de Criciúma, Celito Cardoso.
O Projeto + Saber atenderá estudantes do 3º ao 9º ano do Ensino Fundamental com abordagens diferenciadas, metodologias e propostas diversificadas e que favoreçam a recomposição de aprendizagens e revisão estratégica de conteúdos de língua portuguesa e matemática. "Essa é uma parceria importante. É bom destacar que empenho dos dois lados (município e Satc) é que fará a diferença. Estão todos muito engajados na proposta e temos certeza que vamos alcançar grandes resultados junto dos alunos", ressaltou a diretora do Colégio Satc, Izes Ester Beloli Machado.
As aulas serão ministradas pelos professores da Satc, que irão até os colégios do município para encontrar os alunos. "A educação é o carro-chefe da Satc. Nós fazemos educação há 64 anos e ter essa parceria, para além dos muros do nosso colégio é importante. A Satc é uma entidade sem-fins lucrativos, beneficente e que preza por esse lado social. Temos várias parcerias com a Educação do município e este projeto será fundamental e valioso para nós", lembrou o reitor do Centro Universitário UniSatc, Carlos Antonio Ferreira.