Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

R$ 25 mil para realizar sonhos na Abadeus

Instituição faz campanha para comprar novos instrumentos musicais

Por Fagner Santos Criciúma, SC, 13/11/2018 - 06:13
Fotos: Guilherme Hahn / A Tribuna
Fotos: Guilherme Hahn / A Tribuna

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Há cinco anos participando do projeto Sinfonia de Talentos da Abadeus, Laureci Guimarães Júnior já planeja seu futuro na música. O jovem, de 19 anos, passou a frequentar aulas gratuitas de violino aos 14, e segue praticando diariamente.  Outros mais de 80 alunos também praticam violão, bateria, saxofone trompete, teclado e outros sete instrumentos de corda, sopro e metais. 

Na Abadeus, Júnior, que também esta matriculado nas aulas de clarinete, teve a primeira oportunidade para conhecer o violino de perto. “Mas desde pequeno que busco aprender a tocar e pesquisar”, disse. “Foi um novo caminho que descobri, uma nova maneira de ver a música”. Antes, o estudante não tinha esse tipo de oportunidade. 

Notas em diversas mãos

Desde a criação do programa, em 2004, quase 1,1 mil crianças, adolescentes, jovens e adultos estreitaram relações com a música através da Abadeus. Multi-instrumentalistas, os alunos do Sinfonia de Talentos costumam ter seu instrumento preferido ou de domínio, mas também praticam com outras vertentes. “Eu prefiro o teclado, mas também estou aprendendo o saxofone e a viola clássica”, disse Weslei Barroso Schneider, que há dois anos frequenta as aulas.

Agora com 17 anos, o estudante tentou aprender sozinho ou com auxílio de um professor da igreja que frequenta, mas conseguiu suporte técnico, teórico e prático apenas com o Sinfonia de Talentos. “É mais fácil quando temos alguém que nos auxilia a aprender, além de podermos aplicar a teoria na prática com os instrumentos”, apontou.

Mais próximo do sonho

Weslei pretende seguir carreira como músico. A primeira experiência veio em um casamento, onde tocou com mais três colegas que, juntos, formaram uma banda à parte da Abadeus. “Conhecidos sabiam da nossa relação com a música e nos recomendaram”, contou Weslei. “Foi um momento especial, nossa primeira experiência como profissionais, e serviu para concretizar minha decisão nesta carreira”, completou, com visível alegria no rosto. 

Existem também alunos com visão de futuro mais específica, e já com um pé na música profissional. Felipe Mendes Costa, de 17 anos, começou a frequentar a Abadeus com 15 e hoje ensina outros alunos a tocar bateria. “Conheci as aulas por indicação, e me interessei pelo instrumento. Hoje, me divido entre ensinar bateria e aprender outros instrumentos graves, como tuba e o contrabaixo, que foi onde comecei”, disse. O adolescente pretende se tornar sargento músico militar. 

Entretanto, além da profissionalização na música, outras metas de vida também aparecem em meio aos alunos do Sinfonia de Talentos. Caso do adolescente Marlon Hipólito Ricardo que, desde os 13, toca bateria e aprende o violão. Aos 15 anos, imagina que a música deve ser sua segunda opção. “Minha verdadeira paixão são as crianças, então pretendo cursar pedagogia”, revelou.

Maior variedade de instrumentos

Para que cada vez mais alunos possam aprender um instrumento e estudar de maneira prática, a Abadeus iniciou um financiamento coletivo on-line de R$ 25 mil. “O foco da arrecadação é adquirir um piano, mas também entram outros instrumentos, como violinos, violoncelos, violões e instrumentos de sopro”, elencou a coordenadora Administrativa da Abadeus, Gislaine Vieira. 

Contribuições para a aquisição dos instrumentos podem ser feitas por meio do site vakinha.com.br/vaquinha/todos-pelo-sinfonia-de-talentos, ou ainda buscando pela campanha “#todos pelo sinfonia de talentos” na página inicial do site. 

Transparência é prioridade

Com o encerramento da campanha, a Abadeus pretende montar um relatório com todos os contribuintes. “Nós buscamos informar a todos onde cada centavo doado será investido, então vamos inserir no relatório os instrumentos adquiridos, quem ajudou, a quantia em doação e o total arrecadado”, explicou Gislaine. O prazo para o encerramento é o dia 30 de novembro, enquanto a compra dos instrumentos deve ser realizada no início de dezembro. 

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito