O governador Raimundo Colombo, o vice Eduardo Moreira e o secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, inauguram na quinta-feira (15) o Radar Sul. O ato ocorre no Morro dos Conventos, em Araranguá, às 11h. Junto com os radares do Vale (Lontras) e do Oeste (Chapecó), Santa Catarina será o único Estado do Brasil a ter 100% de cobertura por radar meteorológico.
O radar é móvel e tem alcance de 100 a 150 quilômetros, abrangendo 41 municípios do Sul do Estado. Sempre que necessário ele poderá ser deslocado para qualquer lugar de Santa Catarina.
O equipamento de 4 toneladas possui o modelo Banda X e foi fabricado pela empresa Norte Americana Enterprise Electronics Corporation (E.E.C). Foram investidos cerca de R$ 4,1 milhões com recursos próprios do Fundo Estadual de Proteção e Defesa Civil (FUNPDEC) e do Pacto por Santa Catarina, financiados pelo Banco do Brasil.
100% de cobertura
Para o secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, os três radares são um marco para Santa Catarina, já que o Estado terá todo o território coberto. “Isso possibilita mobilizar toda a estrutura de defesa civil preventivamente antes do desastre".
O secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá, Heriberto Afonso Schmidt, lembrou os prejuízos já sofridos na região por desastres climáticos, destacando a importância do equipamento para a prevenção.
Municípios pertencentes à cobertura do radar móvel
Urubici, Rio Fortuna, São Martinho, Imaruí, Laguna, Capivari de Baixo, Gravata, Armazém, Braço de Norte, Grão Pará, Orleans, Lauro Muller, Treviso, Urussanga, Pedras Grandes, Tubarão, Jaguaruna, Treze de Maio, Cocal do Sul, Siderópolis, Nova Veneza, Criciúma, Morro da Fumaça, Sangão, Içara, Araranguá, Maracajá, Forquilhinha, Morro Grande, Meleiro, Timbé do Sul, Turvo, Balneário Arroio do Silva, Ermo, Jacinto Machado, Sombrio, Santa Rosa do Sul, Balneário Gaivota, Praia Grande, São João do Sul e Passo de Torres.