O radar Meteorológico Sul foi inaugurado há uma semana, no Morro dos Conventos, em Araranguá, em cerimônia que contou com a presença do ex-governador Raimundo Colombo e do então vice Eduardo Pinho Moreira. O equipamento teve um investimento de R$ 4,1 milhões e controla 41 municípios catarinenses, num raio que varia entre 100 a 150 quilômetros.
“Esse radar meteorológico consegue prever em até três horas os eventos que podem acontecer num raio de 100 km. Ou seja, até três horas conseguimos identificar e emitir alertas. O Radar está instalado em Araranguá, porém o acesso de informações é feito pela equipe do Ciram/Epagri em Florianópolis, que trabalham em tempo integral”, contou o coordenador Regional da Defesa Civil da ADR de Araranguá, Sebastião de Souza.
Este é o único Radar Móvel de Santa Catarina, mas existem outros dois radares fixos que compõem a rede de monitoramento do estado: o de Lontras, no Vale, e o de Chapecó, no Oeste do Estado. Com os equipamentos, Santa Catarina é o único estado brasileiro que tem cobertura 100% de radares meteorológicos.