Rafael Rübensam, CEO de Grupo Itagres, divide a trajetória da empresa no Nomes & Marcas deste sábado (24). Com 47 anos, a marca nasceu em Tubarão, no Sul de Santa Catarina. O programa é apresentado pelo jornalista Adelor Lessa, na Rádio Som Maior, FM 100,7.
Assista a entrevista completa:
"A empresa tem, por coincidência, a mesma idade que eu. Ela tem muita experiência e eu pouca", brinca o CEO da marca. "A Itagres começa em 1975 com a fabricação de tijolos refratários, na época, com a intenção de atender, basicamente, as termelétricas", comenta Rafael Rübensam.
O empresário conta que entre 1982 e 1983, houve uma mudança na marca. "A empresa se torna Pisos Tubarão, com a entrada no processo societário de Humberto Bortoluzzi. Ele começa, junto com os demais sócios, a diversificar a produção. Na época, o Sul estava começando a ficar forte no setor cerâmico", relembra.
A partir daí, a tecnologia entrou no desenvolvimento da marca. "No fim da década de 80 e início de 90, há um rebranding da empresa e ela se torna o que hoje é Itagres, com a fabricação de porcelanato e uma nova produção. Naquela época, começa a se olhar o mercado da Itália, tanto para equipamentos, quanto para tendência de produtos", conta Rübensam.
Rafael Rübensam é natural de Porto Alegre, mas veio morar em Criciúma quando tinha 17 anos, a convite do tio. "Sempre vinha visitar meus primos, que moravam aqui no Pio Corrêa, próximo ao Marista", enfatiza.
O empresário veio ao Sul Catarinense cursar Engenharia Química, em Tubarão. "Com 17 para 18 anos, vim para Criciúma e aqui bebi água com pirita de verdade e nunca mais sai. A minha história com o município é praticamente desde o nascimento, meu tio era engenheiro de minas", finaliza.