Dos quatro times do Grupo C na Série C, o Tigre chega com a segunda melhor campanha geral, atrás apenas do Ituano. Foram 30 pontos conquistados, os mesmos de Paysandu. O Botafogo, com 27, chega com a pior campanha na chave, enquanto o Ituano, com 33, teve o melhor desempenho na primeira fase.
O Belo tem ainda o pior ataque entre as quatro equipes, mas é o time que menos sofreu gols e menos perdeu fora de casa: apenas uma derrota longe de João Pessoa. O Tigre tem a pior campanha fora de casa, a melhor em casa, o segundo pior ataque e a segunda melhor defesa. O Portal 4oito fez um raio-x das quatro equipes que disputam duas vagas na Série B do ano que vem.
Paysandu
O primeiro adversário do Tigre, partida no Majestoso no próximo final de semana, fez a melhor campanha do Grupo A na primeira fase, com 30 pontos. O Papão da Curuzu teve oito vitórias, seis empates e quatro derrotas.
O clube de Belém do Pará é um visitante indigesto: dos 30 pontos conquistados, fez 15 longe de casa, o melhor desempenho fora dentre os times do Grupo C. A equipe tem ainda o melhor ataque da chave, com 23 gols marcados, mas a pior defesa, com 20 sofridos.
O Paysandu começou a Série C com o técnico Vinícius Eutrópio, demitido na nona rodada. Assumiu, em seu lugar, Roberto Fonseca, que escala o time no 4-2-3-1 e tem no ataque Rildo, ex-Coritiba, e Rafael Grampola, ex-Juventude.
Time Base: Vitor Souza; Leandro Silva, Perema, Denilson e Diego Matos; Ratinho (Jhonnatan), Marino, Robinho (Marlon), Ruy e Rildo e Rafael Grampola. Técnico: Roberto Fonseca.
Média de idade: 29 anos
Artilheiro: Rildo (3 gols)
Destaque: Rildo
Técnico: Roberto Fonseca
Ituano
Na segunda rodada, o Tigre faz o primeiro jogo fora de casa: contra o Ituano, rival de Grupo B na primeira fase. Contra o time de Itu, o Criciúma tem uma vitória e uma derrota: venceu por 1 x 0 na estreia, quando o técnico ainda era Vinícius Bergantin, demitido na segunda rodada.
Jogando no Novelli Júnior e já com Mazola Júnior no comando, o Ituano goleou o Criciúma por 3 x 0, em partida marcada por uma série de desfalques e jogadores poupados pelo técnico Paulo Baier.
O Ituano chega com a melhor campanha geral da chave, apesar de ter sido o segundo colocado no Grupo B, com 33 pontos. O time de Mazola Júnior, com a menor média de idade, tem o segundo melhor ataque do Grupo C, com 22 gols, e a segunda melhor defesa, 16 sofridos - os mesmos do Tigre.
Tiago Marques, centroavante do Ituano, é o maior artilheiro da chave, com cinco gols marcados. O jogador mais experiente é Gérson Magrão, ex-Cruzeiro, com 36 anos.
No estádio Novelli Júnior, o time tem apenas uma derrota, dois empates e seis vitórias. Dos 33 pontos na primeira fase, 13 foram fora de casa: três vitórias, quatro empates e duas derrotas.
Time base: Pegorari; Pacheco, Mateus Silva, Bernardo e Mario Sergio; Jiménez, Leo Duarte, Gerson Magrão e Fernandinho; João Victor (Kadu Barone) e Tiago Marques.
Média de idade: 27,7 anos
Artilheiro: Tiago Marques (5 gols)
Destaques: Jiménez, Gérson Margão e Tiago Marques.
Técnico: Mazola Júnior
Botafogo-PB
Talvez o time menos "badalado" da chave, o Botafogo chega com a melhor defesa: levou apenas 11 gols. Por outro lado, além de ter a menor pontuação entre os quatro times (27), o Belo tem ainda o pior ataque, com 17 gols marcados.
Assim como o Tigre, os paraibanos não trocaram de treinador durante a competição: Gérson Gusmão assumiu o clube na reta final do Campeonato Paraibano, onde não conseguiu passar da semifinal.
Na última rodada da primeira fase da Série C, o Botafogo precisava vencer o já rebaixado Santa Cruz para confirmar a classificação sem depender de resultados paralelos. Empatou em 1 x 1 e só avançou devido aos tropeços de Ferroviário e Manaus.
O Botafogo tem a equipe mais experiente da chave: Juba, ex-Tigre, 36 anos e Felipe, goleiro ex-Corinthians, 37 anos, são titulares. No elenco tem ainda Marcos Aurélio, ex-Coritiba, 37 anos, e o zagueiro Fred, ex-Grêmio, 35.
Fora de casa, o Belo tem apenas uma derrota; são sete empates e uma derrota: dos 27 pontos, 10 foram conquistados longe de João Pessoa. Como mandante, são cinco vitórias, dois empates e duas derrotas.
Time base: Felipe, Sávio, Daniel Felipe, Willian Machado, Tsunami; Tinga, Pablo, Clayton; Cleyton (Ederson) Juba e Welton Felipe. Técnico: Gerson Gusmão.
Média de idade: 29,7 anos
Artilheiro: Welton Felipe (4 gols)
Destaques: Felipe e Clayton
Técnico: Gérson Gusmão
Criciúma
O Tigre tem a melhor campanha dentro de casa do Grupo C: oito vitórias e um empate. O time do técnico Paulo Baier é o segundo mais experiente da chave, com média de idade de 29,3 anos.
A expectativa do técnico é ter força máxima já a partir da primeira rodada da segunda fase, neste próximo final de semana contra o Paysandu; o atacante Hygor, em retreinamento, pode voltar a equipe após sete rodadas.
No entanto, a dúvida é se retorna o esquema com três atacantes ou mantém o time com três volantes, com Eduardo formando o tripé com Arilson e Dudu Vieira.
Time base: Gustavo; Alemão, Rodrigo, Marcel Scalese e Hélder; Dudu Vieira, Arilson, Eduardo (Hygor), Fellipe Mateus e Silvinho; Henan.
Média de idade: 29,3 anos
Artilheiros: Silvinho, Marcão e Dudu Figueiredo (3 gols).
Destaque: Silvinho.
Técnico: Paulo Baier.