A temperatura vai subir bruscamente neste fim de semana. Segundo o climatologista Márcio Sônego, no sábado (11), a máxima pode chegar a 43ºC, recorde para novembro. No domingo, a temperatura deve alcançar a marca de 35ºC. Assim como os humanos, o calor excessivo pode ser prejudicial para os animais de estimação.
Confira as principais razões pelas quais o calor deve prejudicar os pets:
Hipertermia: Os animais de estimação podem superaquecer mais rápido que os humanos, já que não transpiram da mesma forma. A hipertermia, ou aumento da temperatura corporal, pode ser perigosa e levar a danos nos órgãos.
Insolação: A exposição prolongada ao calor intenso pode causar insolação nos animais, o que pode ser fatal se não for tratado imediatamente. Os sintomas incluem respiração rápida, gengivas pálidas, fraqueza e até desmaios.
Queimaduras nas patas: O asfalto quente ou superfícies pavimentadas podem queimar as patas sensíveis dos animais. Caminhar sobre essas superfícies em dias muito quentes pode causar dor e lesões.
Desidratação: O calor excessivo pode levar à desidratação em animais de estimação, especialmente se eles não tiverem acesso adequado à água fresca.
Problemas respiratórios: Alguns animais, como cães de focinho curto (como pugs e buldogues), podem ter problemas respiratórios em temperaturas elevadas devido à sua anatomia.
Cuidados com os pets em dias quentes
Segundo o veterinário Samuel Rosa Machado, pra proteger os animais de estimação do calor, é importante proporcioná-los um ambiente fresco e com sombra, e evitar exercícios intensos nos horários mais quentes do dia. Além disso, nunca deixar o animal de estimação trancado em um local quente, pois a temperatura pode subir rapidamente e causar danos irreversíveis.
Confira dicas de cuidados com os pets em dias quentes:
- Cuidado com animais de focinhos curtos (chamados de braquiocefálicos);
- Evitar andar no asfalto, pois pode queimar as patas (os coxins);
- Deixar água gelada ou até mesmo com uma pedra de gelo no pote;
- Se o animal ficar sozinho em casa, deixar o ar-condicionado ligado se possível;
- Não deixar o animal exposto ao sol;
- Cuidar com os horários de caminhadas, evitar das 10h as 16h;
- Dar banhos regulares e manter o pet tosado;
- Não deixar a ração exposta ao sol;
- Ter cuidados extras com cães idosos, com sobrepeso e problemas de saúde;
- Cuidado com pulgas e carrapatos: manter em dia o plano de prevenção de ectoparasitas do seu pet.