Em entrevista ao Programa Adelor Lessa, desta quinta-feira, 30, o secretário da Fazenda de Santa Catarina, Paulo Eli, afirmou que “redução de impostos não reduz o preço [da gasolina] para o consumidor” sobre os tributos dos combustíveis no Estado. Segundo ele, as alíquotas catarinenses são baixas quando comparadas ao restante do Brasil.
“O Estado nunca aumentou a alíquota dos combustíveis. Por exemplo, o diesel é de 12%, um dos menores do Brasil, a gasolina, 25%, uma das menores do Brasil. O que aconteceu foi que a Petrobras em 2018 de grande prejuízo e não conseguiu segurar os preços do dólar e do petróleo. Foi dada independência para a Petrobras quanto a isso. Por isso, toda vez que a Petrobras aumenta o preço, os postos aumentam o preço, e o ICMS vai junto com isso”, diz Eli.
Sobre o orçamento do Estado para 2022, entregue nessa quarta, 29, o secretário afirmou que as contas catarinenses estão no ‘azul’, um compromisso anunciado pelo governador Carlos Moisés no início do mandato. “Nós reformulamos a área da receita e das despesas do estado. Reavaliamos todos os benefícios fiscais que o Estado tinha e isso fez com que o estado começasse a entrar no azul”, afirmou ele.