Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Região Sul de SC tem cinco locais impróprios para banho

Levantamento foi realizado pelo IMA-SC

Por Gabriel Mendes Criciúma, SC, 26/12/2022 - 08:45 Atualizado em 26/12/2022 - 16:18
Foto: Divulgação/IMA
Foto: Divulgação/IMA

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O último levantamento realizado pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA-SC) revelou que o Sul de Santa Catarina tem cinco locais com a balneabilidade imprópria para banho: dois em Torres e um em Balneário Gaivota, Balneário Rincão e Balneário Arroio do Silva.

De acordo com Marlon Daniel da Silva, gerente de laboratórios e medições ambientais do Ima, as coletas na região sul foram cumpridas, mas dois locais no estado foram prejudicados. “De Jaguaruna até Garopaba foi difícil devido a enchente que proibiu o nosso acesso e por questão de segurança da Polícia Rodoviária Federal [fechamento do tráfego no Morro dos Cavalos] e no norte do estado de Itajaí até Itapoá), relata.

Segundo o IMA-SC e a resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), a principal causa para deixar a praia imprópria para banho é a presença de contaminação fecal recente. “Pode ter patógenos, causadores de doenças que podem ir de uma simples dermatite até uma gastroenterite até doenças maiores dependendo da qualidade de vida do usuário”, conta o gerente.

O local é considerado próprio para banho quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras obtidas em cada uma das cinco semanas anteriores, colhidas no mesmo local, houver no máximo 800 Escherichia coli (bactéria) a cada 100 mililitros. E imprópria quando o valor for superior a 2000 Escherichia Coli. 

Balneário Camboriú é um dos locais com maior número de praias impróprias para banho. Dos 15 locais analisados pelo Ima, 11 estão sem condições de banho. “É lamentável, políticas públicas objetivando o balneário devem ser tomadas", diz Silva.

Você pode conferir o relatório completo clicando nesse link.
 

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito