Com 140 contratações a mais que desligamentos, a Região Carbonífera voltou a registrar em janeiro saldo positivo na geração de empregos com carteira assinada. Com o desempenho, foram adicionados 5.780 postos de trabalho formalizados nos últimos 12 meses, elevando o estoque de empregos para 147.333. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), divulgados nesta quinta-feira, 9, pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
A tendência de alta se observou durante praticamente todo o ano passado, à exceção de dezembro, único mês em que houve mais demissões do que admissões na soma dos 12 municípios. Historicamente, em dezembro há mais desligamentos devido ao encerramento dos contratos de trabalho temporários.
Entre os municípios, Forquilhinha liderou a geração de empregos em janeiro, com o acréscimo de 51 novas vagas, seguida de perto por Orleans, que contabilizou 50, e Siderópolis, com 43. Içara também contribuiu positivamente, com o acréscimo de 27, assim como Urussanga, com 21; Treviso, com 18, e Balneário Rincão, com 11. Por outro lado, Criciúma, Lauro Müller, Nova Veneza, Morro da Fumaça e Cocal do Sul tiveram saldo negativo no período.
Já em relação aos setores, os serviços tiveram um desempenho destacado ao longo do mês, acumulando 341 novos postos de trabalho criados. Houve ainda a colaboração da indústria, com 28; da construção, com 25, e da agropecuária, com 15. Mas o saldo final acabou impactado pelo fechamento de 269 vagas no comércio.