Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Regional Sul da Fiesc promove última reunião do ano com os Sindicatos Patronais

Projeções econômicas para o próximo ano estiveram em evidência no último encontro de 2022

Por Redação Criciúma, SC, 14/12/2022 - 21:01
Foto: Divulgação/ Fiesc Sul
Foto: Divulgação/ Fiesc Sul

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Regional Sul da Federação das Indústrias da Santa Catarina (Fiesc) promoveu na noite desta terça-feira (13), a última reunião de 2022 realizada com a presença dos presidentes e diretores dos sindicatos patronais e diretoria da entidade.

Durante o encontro que foi coordenado pelo vice-presidente regional Sul da Fiesc, José Carlos Sprícigo, foram discutidos temas importantes para a indústria da região e levantadas as projeções econômicas para o próximo ano. “Vivemos um período de cautela e teremos aqui um momento importante para fazermos uma avaliação das projeções para os próximos anos. Por isso trouxemos o economista chefe da Fiesc, Pablo Bittencourt, para nos apresentar quais são as projeções da economia para este ano que se inicia”, enaltece Sprícigo. 

Entre os assuntos abordados estiveram os dados econômicos da Fiesc Sul e uma explicação com os alunos da Escola S, sobre o First Tech Challenge, um torneio de robótica onde os jovens de 14 a 18 anos misturam ciência, tecnologia, engenharia e matemática na construção de robôs capazes de realizar tarefas.

O encontro seguiu com a apresentação da história e dos dados do Sindicato da Indústria do Vestuário do Sul Catarinense (Sindivest) e uma explicação sobre o cenário econômico para 2023, com o economista da Fiesc, Pablo Bittencourt.

“A economia está tendo um conjunto grande de mudanças, um novo governo que está se formando e essas medidas que aos poucos estão sendo anunciadas geram uma certa instabilidade nas decisões de investimentos. Procurei trazer aqui algumas perspectivas a partir desses anúncios já realizados pelo Governo Federal. Ainda é cedo para falar como vai ser, mas já é possível ter uma boa noção e traçar cenários”, garante o economista chefe da Fiesc, Dr. Pablo Bittencourt.

De acordo com o especialista, ainda há muitas incertezas, já que o governo apresentou uma pequena parte do que pretende ser. “Já foi feito uma projeção de gastos para o próximo ano, e sabemos que o governo já pediu um valor superior ao que efetivamente vai ser concedido. Isso significa que não sabemos ainda o valor do déficit que virá. Por outro lado, uma expectativa positiva é a perspectiva de um aumento de investimentos em infraestrutura. Os recursos para infraestrutura estavam muito baixos, inclusive para a necessidade de fazer manutenção dos ativos existentes, então há uma possibilidade de expansão de R$ 23 bilhões em gastos para a infraestrutura que podem, inclusive, ajudar significativamente em urgências do estado de Santa Catarina”, enaltece.

Durante a reunião também foi definido o cronograma de reuniões para 2023 e a gerente executiva do SENAI SESI e IEL Sul e Litoral Sul, Graziela da Silva Branco, apresentou as atualizações e campanhas das entidades para 2023.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito