Não há como falar sobre os atrativos de Nova Veneza sem mencionar a gastronomia típica italiana. E, nesse contexto, o município conta com restaurantes tradicionais que, além de representarem a história através dos sabores, fortalecem o empreendedorismo da região.
E para celebrar tudo isso, a 16° Festa Gastronômica Típica Italiana movimenta a cidade até domingo, dia 19. O evento atrai milhares de turistas todos os anos, especialmente, para experimentar as delícias típicas. Somente na primeira noite de evento, mais de duas mil porções foram vendidas na Praça Alimentação.
Depois de dois anos sem festa devido à pandemia, a expectativa é altíssima. "Já estamos tendo um público bem legal, as pessoas estão vindo. Já deu para sentir o clima novamente", enfatiza a proprietária do Restaurante Veneza, Luana Bortolotto. Durante os dias de festa, Nova Veneza espera receber 100 mil visitantes.
A proprietária e chefe do Restaurante Ghellere, Danielle Possamai Ghellere, explica que o motivo dos turistas gostarem de visitarem a cidade é por conta do atendimento dos estabelecimentos e da gastronomia. "A comida italiana remete à casa, ao conforto e ao bem-estar. A coisa tradicional, feita com carinho e amor. E isso é muito tradicional aqui da nossa terra e, por isso, todo mundo vem nos visitar", destaca.
“Quando você conversa com o cliente, pergunta o nome, de onde ela veio. A pessoa se sente valorizada, esse contato muito próximo, o cliente gosta muito”, ressalta Danielle.
Por meio da Associação Neoveneziana de Turismo (ANET), os restaurantes vivem um clima de grande parceria. “Hoje a gente faz reuniões, conversa, troca ideias e sempre o principal motivo é o bem de Nova Veneza”, comenta Luana.