Segundo a Receita Federal, os pagamentos de restituição do Imposto de Renda 2023 começarão em 31 de maio e serão feitos em cinco lotes. A partir dessa data, o órgão devolve valores pagos a mais referentes a esse tributo ao longo do ano. O prazo de entrega das declarações começou no dia 15 de março.
Confira as datas dos pagamentos:
- 1º lote: 31 de maio
- 2º lote: 30 de junho
- 3º lote: 31 de julho
- 4º lote: 31 de agosto
- 5º lote: 29 de setembro
“Esses lotes residuais são referentes às pessoas que, eventualmente, tiveram alguma situação relacionada a um problema fiscal, malha fina, e agora foram liberadas, porque fizeram a defesa, ou a própria Receita Federal já liberou por motivo de retificação”, explicou o contador Jonas Borges.
Como o próprio diz, o pagamento é residual, ou seja, referente a calendários anteriores – de 2022 para trás. O contribuinte tem duas opções no programa de declaração da Receita: o modelo completo e o modelo simplificado.
Dependendo do modelo escolhido, o valor da restituição do Imposto de Renda será diferente. Sendo que essa escolha é realizada pelo próprio contribuinte no programa da Receita Federal, na parte de “opção pela tributação”.