A lista sêxtupla para a vaga do novo desembargador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) foi divulgada no início da noite desta segunda-feira, 21. O criciumense Carlos Werner Salvalaggio está entre os seis nomes que poderão vir a ocupar o cargo estadual, tendo feito a terceira maior votação no estado.
Com 1.045 votos de aproximadamente 2,2 mil possíveis, Salvalaggio ficou atrás apenas de dois outros advogados: Diogo Nicolau Pítsica, de Florianópolis, e Wilson Pereira Junior, de Joinville. O resultado foi encarado de forma extremamente positiva pelo criciumense, assim como pelos envolvidos em sua campanha.
“O Carlos é um nome leve, com maturidade, conhecimento e compromisso institucional. Foi muito tranquilo fazer campanha, porque quando realizamos uma campanha da forma que a fizemos é uma transferência de confiança. Posso dizer que a gente conseguiu se dedicar um pouco dentro de um estado tão plural”, destacou o presidente da OAB de Criciúma, Rafael Búrigo Serafim.
Salvalaggio ressalta ainda que o resultado fez com que ele percebesse a confiança que muitas pessoas tinham em seu nome.
“Resultado fantástico, a união em torno do meu nome em Criciúma é inexplicável. Inúmeras pessoas que sequer conheço soube que estavam fazendo campanha para mim. Eu tenho dito que temos advogados mais antigos como espelho, e eu já sou espelho para algumas pessoas mais novas, e não tínhamos essa noção. Agora pude provar isso”, afirmou.
Próximos passos
Com seis nomes já definidos, a lista sêxtupla será enviada para o Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Lá será, então, realizada uma sabatina com cada um dos candidatos à vaga, de onde serão selecionados apenas três. Esses três nomes passarão pelo governador do estado, Carlos Moisés da Silva, que irá escolher o novo desembargador.
Salvalaggio, então, já inicia algumas conversações que poderão ser decisivas para a escolha dos três nomes no TJSC. “Fiz contato com os desembargadores que passaram por Criciúma, e a receptividade tem sido positiva. São cerca de 13 desembargadores que passaram pelo município, uma minoria, mas obviamente são líderes dentro do Tribunal e podem propagar a nossa candidatura e avaliar nosso nome. Espero que isso aconteça, temos essa perspectiva”, comentou.
A expectativa é de que até o dia 15 de julho o TJSC já tenha definido os três nomes que serão avaliados pelo Governo do Estado. A decisão de quando sairá o novo desembargador, no entanto, não tem data para acontecer.