A consolidação de Santa Catarina, com o terceiro maior movimento de passageiros internacionais do Brasil em 2024, trouxe a confirmação de que a valorização de políticas públicas voltadas ao setor podem trazer resultados positivos para o Estado. As articulações do Governo do Estado, via Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), e a iniciativa privada (Floripa Airport) permitiram a abertura de rotas internacionais inéditas, conectando os catarinenses com a América Central e do Norte e com a Europa, com os voos da Copa Airlines e TAP.
“Foi um trabalho coletivo, de muita conversa e comprometimento. Estivemos no Panamá e em Portugal mostrando o potencial do nosso estado. Assumimos compromissos conjuntos e o resultado veio de forma muito satisfatória. Foi um grande passo para a consolidação de Santa Catarina no cenário internacional”, avalia o governador Jorginho Mello.
“As rotas para o Panamá e Portugal foram um sucesso desde o início. As empresas aéreas ficam impressionadas com os resultados, chegando a ampliar a frequência de voos. Junto com este trabalho vem a responsabilidade de manter o interesse pelo estado para o setor turístico aéreo internacional, não somente levando turistas para o exterior, mas abrindo as portas dos nossos atrativos para o mundo”, acrescenta o secretário da SPAF, Ivan Amaral.
Com números positivos e crescentes ao longo do ano, Santa Catarina registrou picos de crescimento de mais de 200%, em relação ao segundo semestre de 2023. Ainda no primeiro semestre de 2024, chegou a registrar um movimento de passageiros internacionais que correspondeu a todo o ano anterior. Os dados consolidaram o Estado e o Aeroporto de Florianópolis com o terceiro maior movimento de passageiros internacionais do Brasil, ficando atrás apenas de Guarulhos-SP e Galeão-RJ.
Outro destaque do ano na SPAF foi a conclusão da primeira Parceria Público-Privada da história de Santa Catarina, com a concessão do Aeroporto de Jaguaruna para a iniciativa privada. Em leilão realizado na B3, em São Paulo, o governador Jorginho Mello bateu o martelo e o Consórcio Aeroportuário Regional Sul assumirá a gestão do aeroporto pelos próximos 30 anos, com projeção de investimentos de R$ 70 milhões ao longo desse período.
Além de ações políticas da SPAF, como a implementação da Lei de Incentivo ao Querosene de Aviação, os investimentos para qualificação dos aeroportos regionais manteve o ritmo acelerado, que vem marcando a atual gestão. Em 2024 foram mais de R$ 11,6 milhões anunciados para obras nos Aeroportos de Forquilhinha, de Blumenau, de Correia Pinto, de São Miguel do Oeste, de Pinhalzinho e de Lages.
A abertura dos Aeroportos de São Joaquim e Dionísio Cerqueira, desativados há cerca de 20 anos, a implantação de três novos aeroportos (Itapiranga, Pinhalzinho e Rio Negrinho) também marcaram o ano da SPAF.
Sem esquecer do Planejamento, o Governo do Estado recebeu a conclusão do Plano Aeroviário de Santa Catarina (Paesc), que projeta o investimento de R$ 254 milhões nos aeroportos catarinenses até 2044.
Portos
A SPAF pode comemorar em 2024 a sequência de bons resultados dos portos administrados pelo Estado. Tanto o Porto de São Francisco do Sul, como o Porto de Imbituba seguiram com crescimento na movimentação de cargas. Receberam prêmios nacionais de reconhecimento de gestão e de resultados.
O governo também anunciou investimentos de R$ 5 milhões para elaboração de projetos para reestruturação do canal de acesso ao Porto de Laguna, incluindo levantamentos hidrográficos, batimetria, projeto de dragagem e projeto de derrocagem.
E outros R$ 820 mil foram investidos na atualização e adequação de levantamentos hidrográficos e projeto executivo para dragagem do canal a montante do Porto de Itajaí com viabilidade da manutenção e execução, visando a ampliação do canal navegável e acesso aos TUPS e estaleiros.
A secretaria ainda intermediou as negociações para uma parceria inédita no setor portuário nacional, que será uma Parceria Público-Privada (PPP) com o Porto de Itapoá, para a realização da obra de alargamento e aprofundamento da Baía da Babitonga, que dá acesso ao Porto de São Francisco do Sul.
“Ainda aguardamos o aval final do Ministério de Portos e Aeroportos, mas sabemos que esta ação será um exemplo para outros Portos. Ela tem sua importância para garantir Santa Catarina na rota dos grandes cargueiros, dessa forma mais navios poderão passar pelo canal, a economia portuária girará ainda mais”, afirma Amaral.
O Porto de São Francisco do Sul inicia esta semana o serviço de batimetria em todo o canal de acesso, na Baía da Babitonga, incluindo os sete berços de atracação. O objetivo é mapear as profundidades da área portuária, realizando um levantamento da topografia submarina. Essas informações são essenciais para garantir a segurança das embarcações, pois identificam possíveis locais assoreados.
Ferrovias
Nesta área a SPAF seguiu investindo na elaboração dos projetos do Corredor Ferroviário de SC e da Ferrovia dos Portos, que deverão ser concluídos no segundo semestre de 2025. Foram investidos mais R$ 12 milhões do total de R$ 32 milhões previstos para os projetos.
Além disso, o Estado seguiu mantendo contato com possíveis investidores, discutiu a integração com os estados do Paraná e Rio Grande do Sul e também na elaboração da Lei Estadual de Ferrovias, que permitirá que o Estado possa realizar concessões de novos trechos.