A elevação dos preços de diversos produtos nos supermercados e também dos combustíveis pautará encontro entre o Procon e representantes dos dois setores na tarde desta terça-feira, 8.
O coordenador do Procon de Criciúma, Chalton Schneider, disse ao Programa Adelor Lessa, da Rádio Som Maior que o órgão tem recebido diversas reclamações desde a semana passada. “Isso chamou atenção do órgão e abrimos um procedimento administrativo de investigação e o nosso primeiro ato foi convocar uma reunião entre o representante dos supermercadistas e representantes dos postos de gasolina”, comentou.
Scheneider falou ainda como o Procon tem atuado nesta situação. “O que o Código de Defesa do Consumidor determina: o artigo 39, inciso 10, que pode haver um aumento, mas tem que ser justificado. Pode ter o aumento, mas tem que ter justificativa. O Procon tem o limite legal de observância deste artigo 39 e vai ouvir as partes e buscar entender o que está acontecendo. É uma reclamação nacional. Fiz uma pesquisa e verifiquei que todos os Procons do Brasil foram acionados. É uma demanda geral, mas independente, o Procon de Criciúma está agindo por meio de ofício, está ouvindo este reclame da população e nos próximos dias esperamos dar um retorno para a comunidade sobre o que está havendo”, pontuou.