Balneário Rincão tem se tornar terra de campões das artes marciais, seja nas disputas de jiu-jitsu ou de karatê. Esse assunto foi tema do Som Maior Verão desta quarta-feira, 29. Um dos convidados foi o professor e técnico da equipe de jiu-jitsu, Jonata Manoel Rocha Porto, e também o professor de karatê Jayor Nesi Teixeira .
“O nosso projeto vem desde 2014, é um projeto social com as crianças, também acoplamos com os pais e mães. Fechamos 2019 com 260 atletas, crianças e adultos. Trabalhamos na Barra Velha e no centro do Rincão, e na Pedreira”, comentou o professor Janata.
E o karatê não fica para trás. “Ele aconteceu ano passado em três núcleos. As aulas são duas vezes na semana, nós encerramos o ano com 80 alunos participando das atividades, o projeto aqui no Rincão tem faz 11 anos, eu estive presente desde a primeira aula”, destacou Jayor.
No jiu-jitsu, o objetivo é que as aulas sejam frequentadas por pais e filhos e desde que a modalidade foi inserida, a prática só vem evoluindo. A partir do próximo ano será uma modalidade oficial dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), a primeira medalha da história do munício na competição veio com a atleta Edilaine Dantas Caetano, na edição de 2018.
“A gente trouxe vários conquistas para o Balneário Rincão. Participamos das quatro etapas catarinenses, conquistamos 73 medalhas de ouro, 44 medalhas de prata e 49 de bronze, foram 160 medalhas, representando o Rincão na cidade inteira. Também participamos dos Jogos Abertos de Santa Catarina”, comentou o professor.
Para o professor faixa preta de karatê, Jayor, o projeto está passando de uma atividade social para se tornar de alto rendimento
“O Marcelo de Oliveira foi classificado para o Campeonato Brasileiro deste ano, nós temos três etapas marcadas, uma vai ser em Joinville, em agosto. Temos mais quatro para fazer uma seleção e entrar para o time catarinense. Tenho uma aluna que vai disputar vaga na seleção brasileira”, comentou.